quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Há 22 anos a cidade de Armero (Colômbia) foi soterrada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz

Armero é o nome de uma antiga cidade da Colômbia, (departamento de Tolima) sepultada devido à erupção do vulcão Nevado del Ruiz, nos Andes que deu origem a uma avalanche de lava e rochas com 104 metros. de espessura. Isto sucedeu na manhã do dia 13 de Novembro de 1985.
Provocou a morte da quase totalidade da população, os poucos sobreviventes fugiram antes do acidente e vivem em cidades próximas. O resto cerca de 23 000 pessoas jazem debaixo das ruínas, tal como sucedeu em Pompeia e Herculano. O mais triste é que a população da cidade tinha sido avisada na noite anterior do perigo, mas o presidente da câmara afirmou que eram boatos, mas era verdade... e deu-se a tragédia.

Nevado del Ruiz


Erupção do Nevado del Ruiz em 1985

Nevado del Ruiz é um vulcão nevado (em seu cume possui neve eterna apesar de estar ativo), situado na cordilheira Central, na Colômbia, nas áreas de Caldas e Tolima.

Atinge os 5389 metros de altitude no cume. É o mais setentrional e maior desta cadeia vulcânica. É um estratovulcão, originado no período terciário, atualmente ativo, com fumarolas e emissões de cinzas. A última erupção importante ocorreu em 1985 e causou a destruição do município de Armero, provocando centenas de mortes.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

André Luiz Velloso disse...

Lamentável...

Pompéia da Colômbia hein ow...

Anônimo disse...

Nossa, que triste isso heinhô :~
Coloca uma coisa alegre ae xP