quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais uma consequencia do "jeitinho Conmebol de ser"

Sempre fui contra a participação de times mexicanos na Libertadores.

Primeiro, porque a confederação continental à qual o México pertence é a Concacaf, e não a Conmebol - que rege o futebol sul-americano.

E meu segundo ponto é uma consequência do primeiro: por não ser filiado à Conmebol, caso um time mexicano vença a Libertadores, não terá direito a uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA por esta conquista. Isto é, o vice será o "campeão" na competição que reúne os campeões de todos os continentes.

Isto poderá acontecer em 2010. Por ter vencido o Universidad de Chile por 2 a 0 no jogo de volta (o primeiro foi 1 a 1), o Chivas Guadalajara (que já entrou na Libertadores deste ano nas oitavas-de-final, por causa da gripe suína - agravada em seu país - no ano passado) tem direito a uma vaga na final da mais importante competição de clubes da América do Sul.

A outra semifinal é entre São Paulo e Internacional. Sendo assim, temos a garantia de que um time brasileiro estará no Mundial de Clubes em dezembro - merecendo ou não. Mais uma vez.

Em 2000, Corinthians e Vasco, graças a um convite sem muito critério da FIFA. Em 2010, São Paulo ou Inter, graças à insistência da Conmebol em convidar times da América do Norte para competições da América do Sul.

4 comentários:

Michel Costa disse...

O Corinthians de 2000 ainda tinha como desculpa o fato de ser o campeão do país sede. Tecnicamente, não havia nada de errado com sua presença no Mundial.
O Vasco sim, foi inventado para que houvesse um representante carioca. Seu título continental havia sido conquistado em 98. Quem deveria ocupar aquela vaga é o Palmeiras.

Abraços.

P. L. F. V. disse...

Certo, Michel. Eu poderia dizer que também não concordo que "ser campeão do país sede" é um bom pretexto para o time estar no Mundial. Mas essa é outra questão. Realmente, a presença do Corinthians em 2000 ainda é "um pouco mais explicável".

Gigante Colorado disse...

Olá :)
É no MÍNIMO injusto com o Chivas, ou qualquer outro clube mexicano que participa da Libertadores...
NO ENTANTO, eles não são obrigados a participar, CONVENHAMOS...
São convidados com algumas clausulas que dizem CLARAMENTE que em caso de vitória, não participarão do Mundial, nem ganham muita coisa ao serem vencedores da competição..
ENFIM...
Acho que nem é uma polemica, nem deve ser...
:*

André Luiz Velloso disse...

essa palhaçada de convidar mexicanos pra Libertadores é que tem que acabar