sexta-feira, 30 de abril de 2010

Copa do Mundo - faltam 41 dias

Hoje vou começar uma série de posts, que pretendo manter diariamente. A cada dia, até o início da Copa, em 11 de junho, contarei quantos dias faltam para o pontapé inicial entre África do Sul x México e as principais notícias recentes e curiosidades relacionadas ao Mundial.

Hoje, 30 de abril, faltam 41 dias para o início da Copa do Mundo 2010.

  • Listas de convocação
1) O jornal espanhol Marca fez uma enquete em seu site, pedindo para os internautas votarem nos jogadores que eles gostariam que fossem convocados para a Copa na África do Sul. O resultado foi o seguinte:

Goleiros: Casillas (Real Madrid), Reina (Liverpool) e Valdés (Barcelona).
Defensores: Piqué (Barcelona), Puyol (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Albiol (Real Madrid), Arbeloa (Real Madrid), Capdevila (Villarreal) e Marchena (Valencia).
Meio-campistas: David Silva (Valencia), Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Fàbregas (Arsenal), Xabi Alonso (Real Madrid), Jesús Navas (Sevilla), Busquets (Barcelona), Pedro (Barcelona) e Mata (Valencia).
Atacantes: David Villa (Valencia), Fernando Torres (Liverpool), Llorente (Athletic Bilbao) e Negredo (Sevilla).

2) O técnico da África do Sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, divulgou hoje uma lista de pré-convocados para a Copa, que contêm 29 jogadores. São eles:

Goleiros: Khune (Kaizer Chiefs), Josephs (Orlando Pirates), Walters (Maritzburg United) e Fernandez (Arminia Bielefeld-ALE).
Defensores: Booth (Mamelodi Sundowns), Gaxa (Mamelodi Sundowns), Khumalo (SuperSport United), Masilela (Maccabi Haifa-ISR), Mdledle (Mamelodi Sundowns), Mokoena (Portsmouth-ING), Moon (PAOK Salonika-GRE), Ngcongca (KRC Genk-BEL), Sangweni (Golden Arrows) e Thwala (Orlando Pirates).
Meio-campistas: Cale (Mamelodi Sundowns), Davids (Ajax Cape Town), Dikgacoi (Fulham-ING)
Andile Jali (Orlando Pirates), Khuboni (Golden Arrows), Letsholonyane (Kaizer Chiefs), Modise (Orlando Pirates), Moriri (Mamelodi Sundowns), Pienaar (Everton-ING), Sibaya (Rubin Kazan-RUS) e Tshabalala (Kaizer Chiefs).
Atacantes: Benny McCarthy (West Ham-ING), Mphela (Mamelodi Sundowns), Nomvethe (Moroka Swallows) e Parker (Twente-HOL).

Fonte: ESPN Brasil

  • Dúvidas - craques que estão com sua presença no Mundial ameaçada
1) Didider Drogba corre risco de não ir à Copa. Isso porque ele tem um problema de hérnia que, depois de 6 anos, voltou a incomodá-lo. O atacante da Costa do Marfim pode ser submetido a cirurgia antes do Mundial, o que tiraria suas chances de jogar, mas nada é certo ainda.

2)
Outra estrela prometida para a Copa pôs em dúvida sua presença no Mundial após realizar, no dia 18 deste mês, uma cirurgia inesperada no joelho direito. O atacante espanhol já iniciou o período de recuperação, e segundo ele, estará liberado para jogar ainda poucos dias antes do início do Mundial da África do Sul.

É esperar pra ver - e torcer. Que ambos se recuperem e possamos vê-los em campo na Copa!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tomara que o Dunga se lembre de um detalhe de 94

O treinador da seleção brasileira já deixou claro várias vezes que se espelha no Brasil campeão mundial de 94 para treinar o atual grupo. E chega a ser evidente.

Já que é assim, torço pra que ele se lembre de um detalhe: em 94, um jovem e promissor atacante foi convocado.
Em 2010, isso poderia se repetir.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Rooney da Ásia"?

Dei uma passada pela área de serviço da minha casa e vi um jornal, sobre um banco, com uma chamativa manchete: "Olho no 'Rooney da Ásia'", ao lado da foto de um jogador perfilado para cantar o hino nacional com a camisa da Coreia do Norte, adversária da seleção brasileira no grupo G da Copa do Mundo. Era uma matéria de Claudia Sarmento de quase 1 mês atrás (21 de março), no caderno de esportes do Jornal Extra, falando sobre Jong Tae-Se, atacante da seleção do "país mais fechado do mundo" - como a própria jornalista cita no texto.
Tae-Se, curiosamente, é japonês. Mas optou pela cidadania norte-coreana pois durante sua juventude passou por escolas subsidiadas pela Coreia do Norte. O jogador, apelidado de "Wayne Rooney" pela sua capacidade de decidir partidas, joga no Kawasaki Frontale, onde é companheiro de equipe de três brasileiros: Renatinho (atacante, ex-Santos), Vitor Júnior (meia, ex-Cruzeiro, Sport e Santos) e Juninho (atacante, ex-Bahia, Vila Nova, União São João e Palmeiras) - pelos quais foi influenciado a estudar português.
Em entrevista à Placar, Jong Tae-Se diz que não acha seu futebol tão parecido com o de Rooney, mas sim com o de Didier Drogba, que será seu adversário na primeira fase do Mundial da África do Sul.
Apesar de ser um ponto de interrogação, não acho que a Coreia do Norte tenha capacidade de surpreender tanto nesta Copa. Não acho também que ela tenha realmente Rooneys, Messis ou Ibrahimovics. Mas de qualquer forma, é bom a seleção de Dunga abrir o olho, já que o Brasil anda adorando tropeçar nos "times menores".

domingo, 4 de abril de 2010

Fórmula 1 parece valer a pena em 2010

Não acordei de madrugada pra assistir o GP da Austrália, dia 28 de março. Achei que não valeria a pena, que seria chato e sem ultrapassagens. Não foi, pelo contrário.

Desta vez, não dei mole: coloquei o celular pra despertar às 4:50 com objetivo de assistir o GP da Malásia, às 5:00. Grande Prêmio este que tinha promessa de chuva - o que me fazia imaginar que ficaria ainda mais emocionante. A chuva não veio, mas nem por isso a emoção ficou dormindo.

Não foi uma corrida fantástica, mas foi no mínimo bem interessante - não gosto de chamar o evento automobilístico de "divertido", até porque, rir, só com as patacoadas daquele narrador de sempre.
Houve ultrapassagens ousadas e muitos ataques. Três provas disso são Hamilton, Massa e Alonso. Este, apesar de ter deixado a corrida com um problema no motor, andou muito bem.

Hamilton largou na 20º posição e chegou em 6º; Massa saiu em 21º e chegou na 7ª colocação (com isso, é o novo líder do campeonato, 2 pontos à frente de seu companheiro de equipe); e Alonso, que largou em 19º, estava na 9ª posição quando foi obrigado a abandonar.

Pra fechar a rápida (e leiga) crônica sobre a corrida, dou o prêmio "Roda Travada (?)" a Rubens Barrichello, que iria largar em 7º (e era a posição dele no grid, na verdade), mas fez a primeira curva na rabeira, após dormir na largada (é a terceira vez, se não me engano). Ao final da corrida, falou em tom de brincadeira (ou não) que seu carro é uma porcaria e ainda tem que melhorar.

O pódio foi formado por Vettel, Webber (dobradinha da Red Bull) e Rosberg (Mercedes). Massa, como já dito, foi o 7º; Barrichello o 12º; e Lucas di Grassi (14º) e Bruno Senna (16º) conseguiram, finalmente, completar um GP.