quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais uma consequencia do "jeitinho Conmebol de ser"

Sempre fui contra a participação de times mexicanos na Libertadores.

Primeiro, porque a confederação continental à qual o México pertence é a Concacaf, e não a Conmebol - que rege o futebol sul-americano.

E meu segundo ponto é uma consequência do primeiro: por não ser filiado à Conmebol, caso um time mexicano vença a Libertadores, não terá direito a uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA por esta conquista. Isto é, o vice será o "campeão" na competição que reúne os campeões de todos os continentes.

Isto poderá acontecer em 2010. Por ter vencido o Universidad de Chile por 2 a 0 no jogo de volta (o primeiro foi 1 a 1), o Chivas Guadalajara (que já entrou na Libertadores deste ano nas oitavas-de-final, por causa da gripe suína - agravada em seu país - no ano passado) tem direito a uma vaga na final da mais importante competição de clubes da América do Sul.

A outra semifinal é entre São Paulo e Internacional. Sendo assim, temos a garantia de que um time brasileiro estará no Mundial de Clubes em dezembro - merecendo ou não. Mais uma vez.

Em 2000, Corinthians e Vasco, graças a um convite sem muito critério da FIFA. Em 2010, São Paulo ou Inter, graças à insistência da Conmebol em convidar times da América do Norte para competições da América do Sul.