domingo, 5 de agosto de 2007

5 de agosto

Nasceram neste dia...

Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.
Ler mais sobre ele em http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_Deodoro_da_Fonseca

Oswaldo Gonçalves Cruz (São Luís do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz e, hoje, respeitado internacionalmente.
Ler mais sobre ele em http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Cruz

Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930) é um ex-astronauta dos Estados Unidos da América, piloto de testes, aviador naval e escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
Ler mais sobre ele em http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Armstrong

Faleceram neste dia...

Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 à janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.
Ler mais sobre ele em http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels

Carmen Miranda (Marco de Canaveses, 9 de Fevereiro de 1909 — Los Angeles, 5 de Agosto de 1955) foi uma cantora e atriz luso-brasileira e precursora do tropicalismo.
Maria do Carmo Miranda da Cunha, como foi batizada na freguesia de Várzea da Ovelha, era a segunda filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha (1887 - 1938) e de Maria Emília Miranda (1886 - 1971). Maria do Carmo ganhou o apelido Carmen já no Brasil, graças ao gosto de José Maria por óperas. Pouco depois de seu nascimento, o pai, José Maria, emigrou para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, Maria Emília seguiria o marido, acompanhada da filha mais velha e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade, e não mais voltaria à sua terra natal.
Ler mais sobre ela em http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmen_Miranda

Marilyn Monroe, nome artístico de Norma Jean Baker (Los Angeles, 1 de junho de 1926 — Los Angeles, 5 de agosto de 1962) foi uma atriz estadunidense.
É, sem dúvida, a mais famosa estrela de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX.
Leia mais sobre ela em http:/
/pt.wikipedia.org/wiki/Marilyn_Monroe

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

Grande Engels, que junto com Marx fez o Manifesto do Partido Comunista hein ow... Proletários de todos os países: uni-vos... hein ow...