terça-feira, 21 de agosto de 2007

Há exatos 18 anos falecia o pai do rock and roll brasileiro.

Raul Seixas, nascido em 28 de junho de 1945, era um grande cantor e compositor brasileiro, pioneiro do rock and roll.
Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga, e nas viagens onde acompanha o pai (inspetor de ferrovia), ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara.
Num segundo momento, nas telas dos cinemas, encanta-se com o talento de Elvis Presley, de quem torna-se fã - e aponta-lhe o rumo musical: o Rock'n Roll. Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 50 e 60.
Após muitas tentativas, Raulzito (como também era conhecido) finalmente consegue alcançar o sucesso em 1973 quando grava o LP "Krig-Ha, Bandolo!" junto a gravadora Philips (atual Universal Music).
Depois, vários discos foram lançados juntos a 5 diferentes gravadoras. Seus próximos sucessos lhe renderam milhares de cópias e discos de ouro por isso. Raúl era nacionalmente conhecido e com uma legião de fãs.

"Canto do cisne"

O último disco lançado em vida foi feito em parceria com Marcelo Nova, intitulado "A Panela do Diabo", que foi lançado pela Warner Music Brasil dois dias antes da sua morte. Raul Seixas faleceu dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP " A Panela do Diabo" vendeu mais 100.000 cópias, rendendo ao Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova (parceiro de Raul, com quem gravou o LP), tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do eterno Maluco Beleza.

Principais sucessos

Muitos dos fãs de Raul Seixas consideram uma das marcas mais fortes nas suas músicas a sua capacidade de, através de um estilo jovial e descontraído, transmitir mensagens ou fazer questionamentos sobre temas como o amor, a vida, e a existência em si.
Das canções que Raulzito deixou, muitas foram aquelas que permaneceram eternizadas pelo gosto do público. Entre elas, Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Gîtâ, Eu nasci há 10 mil anos atrás e Medo da Chuva. Entre os fãs, costumam aparecer também outras músicas, entre elas, Ouro de Tolo, S.O.S., Mosca na Sopa, Tente Outra Vez, Eu Sou Egoísta, Para Nóia, Água viva, e Cachorro-Urubu.

Raúl lançou 21 discos e teve 4 álbuns póstumos.

Saiba mais detalhes da vida de Raúl
Fonte: Wikipédia

5 comentários:

André Luiz Velloso disse...

Uma das que eu mais gosto é "Ouro de Tolo" hein ow... o cão...

André Luiz Velloso disse...

Uma das que eu mais gosto é "Ouro de Tolo" hein ow... o cão...

Unknown disse...

Toca Raul! Raul eterno! viva, viva, viva a sociedade alternativa

Guilherme Graeff disse...

Viva Viva Sociedade alternativa !

Unknown disse...

Sociedade Alternativa é o nosso Hino...
Mas sem duvida umas de suas melhores musica sao "Canto para minha Morte","Love is Magick"essa espreça o amor pela a lei do forte.
Não pode se esquecer tambem Novo Aeon. Coisas do coração, porquem os sinos dobram...

E o começo do rock nacinal "Mosca na Sopa"