segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Há exatos 38 anos, Pelé marcava seu milésimo gol

19/11/1969 - Pelé marca seu milésimo gol, em sua 909ª partida (no Maracanã), no jogo Vasco 1 x Santos 2, válido pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, (Três Corações, 23 de outubro de 1940) é, trinta anos após sua retirada dos campos, o mais famoso futebolista brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No final de 1999, o COI, através de uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século".

Milésimo gol

Marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, Vasco 1 - Santos 2, com 65.157 pagantes.

A partida era válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o campeonato brasileiro da época. Aos 33 minutos do segundo tempo o zagueiro do Vasco Renê cometeu pênalti. Pelé cobrou com pé direito no canto esquerdo do goleiro Andrada, que se esforçou, mas não conseguiu defender o pênalti. Andrada não queria sofrer gol de Pelé pois achava que deixaria de ser conhecido como bom goleiro e passaria a ser lembrado somente como o goleiro do milésimo gol.

Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: “Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas”. Pelé vestiu uma camisa do Vasco de número 1000 e deu a volta olímpica no Maracanã.

Fonte: Wikipedia

Leia mais textos sobre esportes no blog dos Colunistas do Canal #Sports
Acesse o site do Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

parabéns pra ele, mas esse penalti foi roubado hein ow!