sábado, 30 de maio de 2009

O bom futebol vence a Europa


Posso estar falando disso meio "atrasado", mas é porque eu estava com problemas no meu PC desde o começo da semana, só resolvi ontem...

Mas vim falar sobre a conquista do Barcelona na Champions League 2008/09. Uma conquista onde prevaleceu o bom e solto futebol.

O Manchester United também exibe um bom futebol, mas principalmente "eficiente". Podemos dizer até um tanto que mecânico, se não falarmos de Cristiano Ronaldo. Mas CR7 é pouco. Sim, por mais brilhante que o português seja, ele não pode jogar sozinho.

Mesmo com o Manchester pressionando no início, no primeiro ataque o Barcelona mostrou a competência + o futebol vistoso de toda sua temporada e abriu o placar com Eto'o. Daí pra frente, a história do jogo foi diferente.

O Manchester continuava tentando mostrar seu futebol taticamente correto e poderoso. Inutilmente.

Quem mostrava superioridade dessa vez era o Barcelona, com um futebol mais plástico - que entenda-se plástico mesmo, e não "firuleiro" -, com o time todo jogando para o time todo. Xavi, Iniesta, Messi, Henry, Eto'o...

Enquanto o Manchester não conseguia colocar velocidade e movimentação pra cima da boa marcação do Barça, o time inglês também não conseguia deter o futebol mais "vivo" do time catalão.

Mas não houveram só erros conjuntos. O que Park fez na partida? O que Giggs fez?

E a pergunta mais surpreendente: Como aquela grande defesa conseguiu levar um gol de cabeça do pequenino Messi? Resposta: futebol.

Diferentemente de algumas finais de algumas competições pelo mundo, o Barcelona se preocupava muito mais em fazer um bom e "livre" futebol do que jogar de forma mecânica como parecia tentar o Manchester. E livre entre aspas porque não era o futebol ofensivo do time espanhol que o fazia afrouxar a defesa.

O Barcelona foi superior e mereceu o título.

Foi uma pequena resenha que eu quis fazer desde quarta-feira, só pude postar hoje. Mas você pode ler mais sobre o Barcelona campeão no blog do Canal #Sports.

Um abraço!

Vinícius Franco

ME SIGA NO TWITTER

sábado, 23 de maio de 2009

Inter segue sua caminhada gloriosa no ano de seu centenário


No ano em que o Sport Club Internacional completa 100 anos, o time gaúcho está voando. 

Isso porque além de ter conquistado o Campeonato Gaúcho 2009, é a aposta de todos para a conquista de outros importantes campeonatos: o Brasileiro e a Copa do Brasil.

No meio de semana já mostrou que está mais vivo e forte do que nunca na Copa: eliminou o Flamengo e passou para as semi-finais.

Já neste sábado (23/05), mesmo com um time misto, o colorado gaúcho venceu o Goiás fora de casa por 1x0 em jogo válido pela 3ª rodada da Série A, se mantendo na liderança do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento (9 pontos)

O Inter está sim com um forte elenco neste ano, assim como tem sido nos últimos. Guiñazu, Nilmar, D'Alessandro... são só exemplos da força desse time, sem contar com todo o senso de conjunto dessa equipe.

Acho sim que o colorado é favorito a conquista da Copa do Brasil. Do campeonato brasileiro, talvez seja muito cedo para apostar: é um campeonato muito longo - são 38 rodadas - e estamos apenas na 3ª.

Outro fator que me faz pensar um pouco é que, em breve, a janela de transferências europeias estará aberta e o Inter tem ótimos jogadores. Vou torcer pra ninguém sair, mas é complicado...

Mas que atualmente é um dos melhores times do Brasil - quiçá o melhor -, disso eu não tenho dúvidas.

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Convocação da Seleção Brasileira

Assistindo hoje ao Bate-Bola (ESPN Brasil), achei interessante os comentaristas "dando nota" para as convocações do Dunga para as próximas partidas da seleção brasileira (Uruguai e Paraguai).

Resolvi fazer isso aqui também, e justificando.

Lembrando que essas notas não estou dando pelo o que o jogador sabe fazer, e sim pelo o que ele representa atualmente para a convocação da seleção baseado no que ele fez nos últimos jogos do Brasil ou pelo o que eu espero do mesmo.

Goleiros
Júlio César - 10 (sempre salvando a seleção em momentos difíceis e é hoje o melhor goleiro do mundo)
Gomes - 7 (como opção no banco, é uma boa convocação) 
Victor - 6 (é um bom goleiro, mas a convocação dele no momento vai desfalcar o Grêmio sem necessidade, já que ele nem deve jogar)

Zagueiros
Lúcio - 8 (sempre joga bem pela seleção e é titular)
Juan - 9 (companheiro absoluto de Lúcio no time, também não costuma decepcionar)
Luisão - 7 (uma boa opção para o banco.  É meio "maluco", mas sempre entra bem)
Alex - 8 (apesar de  certamente começar na reserva, é uma ótima opção)

Laterais 
Maicon - 8 (tem mostrado que pode ser o titular da lateral-direita da seleção)
Daniel Alves - 7 (joga muito bem em seu clube mostrando que pode ser importante para o Brasil)
Kléber - 5 (joga bem em seu clube, mas não é para a seleção brasileira. Acho que o Marcelo tem que ser titular da lateral-esquerda)
André Santos - 5 (bom jogador,  talvez mereça mesmo uma chance pela quantidade de testes que o Dunga faz nas laterais, mas não sei se eu o convocaria) 

Meio-campistas
Josué - 5 (sempre muito discreto e não me enche os olhos. Não ganha 3 porque as vezes faz alguns bons desarmes... )
Gilberto Silva - 5 (acho que já deu pra ele na seleção. Não ta com esse futebol todo mais...)
Felipe Mello - 7 (vem me surpreendendo na seleção, merece continuar sendo testado...)
Anderson - 5 (não acrescenta tanto assim quando entra em campo pela seleção)
Ramires - 8 (ótima convocação, já era hora dele ser convocado)
Kaká - 8 (sempre joga bem, convocação incontestável)
Elano - 7 (mesmo não sendo um jogador excepcional, gosto da contribuição dele na seleção)
Júlio Baptista - 6 (ainda não entendi porque ele sempre é testado e alguns outros jogadores como o Alex (Fenerbahçe) não ganham chance, mas o vigor físico dele as vezes pode ajudar)

Atacantes
Robinho - 8 (precisa parar de querer driblar todos os adversário para fazer o gol, mas quando ele realmente decide jogar ajuda muito)
Luis Fabiano - 9 (atual camisa 9 incontestável)
Alexandre Pato - 8 (sempre pode ajudar, é novo e já mostra um ótimo futebol)
Nilmar - 8 (merece ser testado porque vem jogando muito bem)

Fonte da lista de convocados: ESPN Brasil

quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Brasil" decide Copa da UEFA; decisões na Copa do Brasil

Copa da UEFA
Ontem foi a final da Copa da UEFA 2008/09, e a decisão foi entre o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e o Werder Bremen da Alemanha.

Talvez pelo futebol alemão ser mais difundido, o Werder era favorito. Mas como favoritismo nunca ganhou jogo, a história não foi bem por aí.

Num jogo em que os erros construíram todo o placar do jogo, o Shakhtar levou a melhor vencendo por 2x1 mesmo tomando pressão do Werder em muitas partes do 2º tempo.

O primeiro gol foi marcado pelo Shakhtar: o brasileiro Luiz Adriano abriu o placar após um erro da defesa do Werder, não cortando o passe para o ex-colorado que tocou na saída do goleiro.

O segundo tento da partida foi marcado pelo brasileiro Naldo de falta, para o Werder. Numa bola defensável e que o goleiro até tocou com a palma da mão nela, Pyatov deixou a bola passar e morrer no fundo da rede.

Termina o tempo regulamentar no empate em 1x1. O jogo vai para a prorrogação.

O Shakhtar decide quando o brasileiro Jádson, livre no meio da área adversária, bate quase no meio do gol e o goleiro Wiese deixa o bola passar por baixo de seu corpo. Ali era decidida a Copa da UEFA.

Copa do Brasil
Para mim, algumas surpresas. Outras não.

O Vasco se classificou para a semi-final. Já esperado: o primeiro jogo, em São Januário, terminou 4x0 para o time da colina. No segundo jogo um empate em 1x1 decretou a eliminação do Vitória.

O Inter também é um dos semi-finalistas. Eliminou o Flamengo vencendo por 2x1. Eu já esperava, mas a partida foi mais apertada do que eu imaginava que seria.


O Fluminense foi eliminado pelo Corinthians em pleno Maracanã: um empate em 2x2 levou o time paulista à semi-final. Não é tão inesperado assim, mas eu apostava no Fluminense. Pelo visto o tricolor jogou muito mal o primeiro tempo. Destaque para a linda presença da torcida do Flu.
Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Petkovic de volta ao Flamengo: jogar ou faturar?


O meia Petkovic está de volta ao clube que virou ídolo. O sérvio de 36 anos foi contratado pelo Flamengo ontem e se apresentará a comissão técnica na próxima segunda-feira. O contrato tem duração até maio de 2010 e o salário do jogador vai depender do que ele produzir.

Petkovic jogava indiscutivelmente bem na sua passagem anterior ao rubro-negro carioca? Sim. Mas e agora? No alto de seus 36 anos, o jogador foi contratado para jogar?

Um dos principais motivos pelo qual o retorno do meia foi acertado é que o Flamengo tem uma dívida trabalhista com ele, dívida a qual é calculada em R$ 18 milhões.

E então, Petkovic voltou por que o clube realmente ainda acredita em seu futebol ou para sanar essa dívida?

Com certeza "Pet" não está no auge de seu futebol. Também não acho que seja o que o Flamengo precise no momento, apesar de que um jogador da qualidade - que pelo menos ele tinha -, é sempre bem-vindo.

Mas atualmente, quem precisa mais de quem... O Flamengo de Petkovic, ou Petkovic do Flamengo?

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Até onde vai?


Até onde vai o Duque de Caxias?

Essa resposta só teremos mesmo lá pro final de novembro. Mas as primeiras letras dela continuarão sendo escritas hoje, a partir das 21h, no estádio Nabi Abi Chedid (em Bragança Paulista), contra o Bragantino, num jogo válido pela terceira rodada da Série B 2009.

Já foram disputadas duas rodadas e as primeiras letras dessa resposta até agora foram: V V, ou I (Vitória e Vitória, ou Invicto, respectivamente).

Isso porque nas duas primeiras rodadas o time da baixada fluminense teve duas vitórias. Uma em casa, uma fora. A primeira foi contra o Campinense da Paraíba, fora de casa (2x1). A segunda, em casa contra o Juventude (4x2) numa grande virada, já que o time fluminense começou perdendo por 2x0.

A caminhada continua hoje. Você pode acompanhar no #Sports.

Qual é a sua aposta: Até onde vai o Duque de Caxias?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mais uma vez a filosofia do "monopólio global" se mostra ridícula e prejudica o esporte


Após dez anos, Unisul acaba com time de vôlei masculino

por ESPN.com.br com Agência GE

Ainda recuperando-se da saída do Finasa e do Brasil Telecom, o vôlei brasileiro sofreu mais um baque nesta segunda-feira: em comunicado oficial, a Unisul anunciou a suspensão de seu projeto de vôlei masculino, que já durava dez anos e na última temporada contou com nomes como o técnico Giovane Gávio, o levantador Marcelinho e o oposto Anderson.

De acordo com a Universidade, o motivo de medida tão drástica é a falta ou a redução do apoio dos patrocinadores, insatisfeitos com o tratamento dado pela Rede Globo na transmissão dos jogos da equipe. A emissora omite, por decisão interna, o nome completo do time, falando apenas a cidade.

Desta forma, a Unisul/Tigre/Joinville tornou-se apenas "Joinville" na TV. "A Unisul faz um apelo à Confederação Nacional de Vôlei no sentido de repensar as estratégias de marketing da Superliga, visando a favorecer as equipes em seus esforços de buscar apoio imprescindível à sua sobrevivência", afirma a Universidade, em nota oficial. 

"Uma das sugestões é condicionar à emissora que transmite com exclusividade os jogos, a exigência de mencionar os nomes verdadeiros das equipes, considerando que a televisão não pode se omitir no seu papel de ajudar a fortalecer uma modalidade do esporte que cresceu e se fortaleceu graças à abnegação e destemor de seus atletas e dirigentes", continua o documento.

Fonte: ESPN Brasil

Leia a matéria e o comunicado oficial da Unisul completo através desse link da página da ESPN Brasil: http://espnbrasil.terra.com.br/volei/noticia/49136_APOS+DEZ+ANOS+UNISUL+ACABA+COM+TIME+DE+VOLEI+MASCULINO

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O rock 'n' roll DE VERDADE em alta novamente?

Em tempos em que na música faz mais sucesso quem tem o rosto mais bonitinho, do ano passado para o atual, parece que o verdadeiro rock 'n' roll volta a se destacar, principalmente na mídia, essa mesma mídia que prefere os rostos bonitinhos. O ano de 2008 foi chamado por muitos de "ano do metal", devido a lançamentos de álbuns de grandes bandas do heavy metal como: Metallica (Death Magnetic), Testament (The Formation of Damnation), Ozzy Osbourne (Black Rain), AC/DC (Black Ice), a revelação Warpath (Damnation), entre outras... E 2009, até agora, pode ser destacado pelo rock quando se fala da volta de boas bandas: O Blink 182, banda de punk rock muito admirada pelos jovens (e quando eu falo assim do Blink, de JEITO NENHUM eu falo de "emocore"), promete lançar um novo álbum e fazer uma turnê esse ano. Outra grande banda que promete se reunir para uma nova turnê é o Creed, banda de rock alternativo (influenciada pelo Pearl Jam) que se reunirá novamente para uma turnê mundial e provavelmente o lançamento de pelo menos um single no segundo semestre desse ano. Outra banda que promete lançar um álbum de inéditas em 2009 é uma das mais conhecidas do thrash metal: o Slayer. E aí, o verdadeiro rock and roll estará de volta em destaque, prevalecendo sobre as músicas de rostinhos maquiados de hoje?


Vinícius Franco

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Carro movido a resíduos de chocolate deve chegar a 233km/h

LONDRES - Cientistas revelaram nesta terça-feira, 5, que esperam produzir o veículo movido a biocombustível mais rápido do mundo, movido a resíduos de fábricas de chocolate e fabricado parcialmente com fibras vegetais. 

Os idealizadores esperam que o carro chegue a 233 quilômetros por hora e dão ideias aos fabricantes sobre como construir veículos que não prejudiquem o meio ambiente. 

O carro funciona com óleos vegetais e resíduos de chocolate que foram transformados em biocombustíveis. O volante é feito de fibras derivadas de cenouras e outros vegetais e o assento é feito de fibra de vidro e espuma de óleo de soja. Sua estrutura também é feita de fibras vegetais.  

Cientistas da Universidade de Warwick dizem que seu carro é mais rápido quando usa biocombustíveis e que é feito de materiais biodegradáveis. Ele foi construído segundo as especificações da Fórmula 3 sobre o tamanho, peso e performance dos carros. No entanto, suas afirmações ainda não podem ser verificadas independentemente.

Fonte: energia renovavel/estadão