segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dubai (Emirados Árabes)

Sábado a noite eu estava no PC meio que a toa quando passando por canais da Tv, na RedeTV! estava passando o programa Amaury Jr., o qual não costumo assistir, mas parei pra ver até o final pela interessante matéria do programa (do programa inteiro @_@): Dubai, maior cidade e capital dos Emirados Árabes Unidos. Fiquei impressionado com toda a riqueza e tecnologia que essa cidade possui. Além dos prédios, arquitetura e pontos turísticos atuais, grandes projetos futuros como uma "cidade esportiva" em Dubai onde haverão palcos pra todos os tipos de esportes que você imaginar. Eles tem um grande projeto de sediar as principais competições esportivas dos próximos anos - e pelo o que eu vi, não duvido que futuramente seja uma potência sede esportiva mundial das próximas décadas ou até século. Toda a riqueza de Dubai é uma coisa de louco, me interessei muito nessa cidade e resolvi falar um pouco sobre aqui no blog. Como vai ficar um pouco grande tudo que quero destacar de Dubai, vou dividir em duas partes.

DUBAI - 1ª PARTE

Dubai é a maior cidade e emirado dos Emirados Árabes Unidos. É a capital do emirado de mesmo nome. Tem cerca de 1.570.000 habitantes. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833. Diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo. O petróleo representa apenas 3% da economia e o turismo 33% (sendo o mais atuante). Crescimento do PIB em torno de 19% (mais que o dobro da China).


Avenida Sheikh Zayed Road e seus arranha-céus

História

Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os 'xeiques' seguintes estimularam os contatos com os estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto Dubai tornava-se um porto de escala.


População

A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.

Economia

Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia de Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 7% da renda do emirado é obtida dessa fonte. A maior parte dos recursos provem da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto de Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. Os dados mais atualizados dizem que um terço das gruas do mundo estão em Dubai.

Transportes


Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai. a cidade esta construindo um novo aeroporto, o Dubai World Central International Airport, planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Atualmente colocaram a disposiçao Taxis de cor rosa e com motoristas mulheres para servirem somente ao transporte de mulheres e familias.

Palm Islands


Palm Island é uma ilha artificial no formato de uma palmeira, um audacioso projeto construído pela Al Nakheel Properties, é um grande ponto atrativo da cidade que tem como objetivo aumentar o turismo no Dubai. O que torna a ilha ainda mais especial, é que mesmo sendo artificial, foram usados apenas materias naturais para a construção da ilha (areia e pedras), em vez de concreto e aço, que era o mais aconselhado para o tipo de estrutura.

Fonte: Wikipédia

A 2ª parte eu garanto que também está muito interessante, espero que tenham gostado da primeira e comentem o que acharam dessa "potência" (sim, eu estou denominando potência) que se chama Dubai.
Abraços!

2 comentários:

André Luiz Velloso disse...

Já vi algumas coisas desse país na televisão, tá crescendo q nem o cão e as cidades maiores são assim modernas... Só não sei bem às custas de que e a distribuição de renda certamente é bem desigual...

Fabricio Braga disse...

É..uns tem mto e outros pouco..

nao é aí q o inter vai joga campeonato??