quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Botafogo que se cuide também...


O Botafogo só não está numa situação exatamente igual a do Fluminense porque o alvinegro está um pouco acima na tabela. Mas os problemas dos times são parecidos.
O principal problema do Botafogo é a defesa, que quando joga com 3 zagueiros (Juninho, Émerson e Eduardo) falha muito. Juninho é um ótimo cobrador de faltas, mas um zagueiro muito fraco. O Émerson quase não desarma. O Eduardo marca bem, desarma bem mas sai jogando errado. Aliás, esse é outro problema da zaga inteira.

Os zagueiros do Botafogo sempre saem jogando, chegam com a bola até o círculo central e passam errado. Resulta em contra-ataque e grande chance de gol para o adversário, como foi hoje no segundo gol do Santo André, em que o Juninho quis sair jogando e perdeu a bola. Nunes, cara-a-cara, marcou.
Isso pode ser resolvido com um pouco mais de firmeza do treinador para fazer os jogadores do meio (Leandro Guerreiro, Batista e Jônatas) virem buscar a bola. Eles quase nunca fazem isso.
Por falar em meio-campo, é mais um problema para o alvinegro. Leandro Guerreiro marca, desarma e passa bem, mas é um dos poucos jogadores do Botafogo que podemos dizer "Ele joga bem sempre!". Batista é um bom jogador como 3º homem do ataque, chegando de trás. Para armar, ele não é bom. Jônatas também não se mostrou muito bem na função de Lúcio Flávio.

Lúcio Flávio há muito tempo não passa por uma boa fase, anda errando muito, mas ainda assim ele é o único armador da equipe. Improvisar Reinaldo não adianta. Reinaldo é homem de área.

A bola precisa chegar no ataque e isso não acontece.
Thiaguinho é um bom jogador, tem qualidades ofensivas, mas só entra no segundo tempo. É difícil entender essa postura dos treinadores que passam pelo Botafogo.
Um dos pouquíssimos pontos positivos do Glorioso no jogo foi Michael, que se mostrou um bom ala, apoiou bem pela esquerda.

O Botafogo tem muito o que ajustar nesse time e vai ter que ser como ele está: com jogadores fracos e medianos. Não acredito que a diretoria traga alguém muito bom a essa altura.
O trabalho é mais do que necessário, principalmente o trabalho psicológico, que anda atrapalhando claramente esse time.