terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A última convocação de Dunga antes da oficial para a Copa é um tanto quanto decepcionante

No início, fui muito crítico do trabalho do Dunga na seleção. Más convocações e resultados do mesmo nível me faziam acreditar que ele não servia para treinar a seleção brasileira. Mas fui ganhando confiança nele com o tempo, conforme ele mostrou bons resultados, como vitórias sobre Argentina, Itália e Portugal e os títulos da Copa América e Copa das Confederações.
Mas não adianta. Quando se aproxima da Copa do Mundo, o buraco é mais embaixo. O pensamento tem que ser mais forte, mais crítico.
Não consigo aceitar, para o último amistoso antes da Copa, a convocação de jogadores como Doni, Michel Bastos, Josué e Júlio Baptista. E acho que as convocações de Gilberto Silva e Kléberson são bem discutíveis.

Doni vem sendo reserva da Roma - e mesmo quando era titular, nunca me passou segurança. Por ter feito uma boa Copa América (há 3 anos), parece ter a confiança de Dunga; Não acho que Michel Bastos é um jogador a nível de seleção (mesmo entendendo a carência da posição) e penso que Gilberto não é mais um jogador de Copa - muito menos para a lateral, já que vem jogando como meia no Cruzeiro; Josué até faz boas partidas pelo Wolfsburg, mas não tem a cara da seleção. Não tem a qualidade e a personalidade necessárias. Seleção Brasileira é mais do que o volante do Wolfsburg e o atacante da Roma, Júlio Baptista, têm.

Sei que essa não é a convocação para a Copa. É para o último amistoso antes do Mundial (contra a Irlanda, dia 2/3). Mas sabemos que a filosofia de trabalho do Dunga é continuidade. E apesar do único amistoso no ano da Copa poder ser uma boa oportunidade para ver quem está preparado para jogar na África do Sul em 2010, esta convocação significa boas chances de convocações para a busca do hexa.

Acho que o time titular é bom (exceto pela incerteza da lateral-esquerda). Mas não tem reservas à altura.
Na minha modesta opinião, Victor (goleiro/Grêmio), Marcelo (lateral-esquerdo/Real Madrid), Kléber (lateral-esquerdo/Internacional), Lucas (volante/Liverpool) e Ronaldinho (meia-atacante/Milan) são melhores dos que eu citei como "inaceitáveis". Não exijo Ronaldinho no time porque ele voltou à uma boa fase, pois acho que há pouco tempo atrás ele atravessava uma má fase e nunca se mostrou um jogador espetacular na Seleção. Mas melhor que o Júlio Baptista, tenho certeza que ele é. E perceba que esses jogadores que citei como melhores que alguns convocados hoje, seguem o "padrão Dunga de convocação", chamando quem ele já conhece e tem confiança. Porque ideal para o Brasil mesmo, acho que ainda há outros jogadores que o treinador da seleção não vem convocando ou nunca convocou. Mas como é praticamente certo que ele não surpreenderá na chamada final para o Mundial deste ano, nem vale a pena citá-los.

3 comentários:

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

Concordo com praticamente tudo, só discordo de todos que falam do Josué. Ele sofre do mesmo mal do Rivaldo, por ser um jogador sem marketing, tem dificuldade de se expressar... Mas o Wolfsburg joga num 4-1-2-1-2, e ele sozinho praticamente dá conta da marcação, e tem tanta moral que é até o capitão do time.

Agora, convocar Júlio Baptista e especialmente Doni é pedir pra gente torcer contra a seleção. Aliás, eu não consigo torcer a favor faz uns anos já, me sinto conivente se me pego torcendo pra essa palhaçada.

Felipe Melo é outra convocação impossível de engolir.


Abraços!

Bao Ritcho disse...

Julio Baptista, Josué, Doni, etc... é o Dunga brincando Carnaval hein ow... auheuaheuahe

Vinicius Grissi disse...

Três peças no máximo devem mudar até a Copa do Mundo. Vamos com isto aí para o Mundial, salvo alguma lesão ou problema grave.