domingo, 2 de maio de 2010

Finais emocionantes nos principais campeonatos europeus - Inglês, Alemão e Holandês

Tudo se decidindo nas últimas rodadas. É assim que vão se definindo os principais campeonatos de futebol da Europa nesta temporada.

Campeonato Inglês

A Premier League poderia ter sido decidida na 37ª rodada, disputada neste fim de semana. Mas para isso, o Chelsea precisava vencer o Liverpool fora e o Manchester United perder para o Sunderland, também fora de casa. O primeiro aconteceu: Liverpool 0x2 Chelsea. Mas os Red Devils não aliviaram para os Black Cats e venceram por 1x0, com gol de Nani - que vem sendo o principal jogador do United nessa busca pelo título e também será, junto com Cristiano Ronaldo, uma das poucas esperanças da (na minha opinião) inócua seleção portuguesa na Copa.
Tudo será definido na última rodada. O Chelsea, líder com 83 pontos, enfrenta o despretensioso Wigan em casa. Sem grandes motivações no campeonato também será o adversário do segundo colocado, Manchester United: o Stoke é o 12º colocado e vai até Old Trafford.
Minha aposta é no Chelsea, que não deverá decepcionar em casa - pra felicidade dos torcedores do Liverpool, que assim sendo, não verão o United passar o clube de Anfield no número de títulos do Campeonato Inglês (18).

Campeonato Alemão

O Bayern de Munique está muito próximo de conquistar o 22º título da Bundesliga na história do clube. Faltando apenas uma rodada para o final do campeonato, o time treinado por Louis van Gaal está 3 pontos à frente e tem 17 gols a mais no saldo (primeiro critério de desempate) que o Schalke 04, 2º. Ambos jogarão fora de casa na última partida da temporada da Bundesliga: o líder Bayern faz o "confrontos dos opostos", ao enfrentar o lanterna Hertha Berlim; já os Azuis Reais visitarão o Mainz, que está no meio da tabela.
Aposto no Bayern. Até porque é praticamente impossível que o Schalke tire uma diferença de 17 gols em uma rodada.

Campeonato Holandês

A Eredivisie só foi decidida na última rodada, que deu ao Twente o primeiro título do campeonato na história. O clube da cidade de Enschede, que chegou na rodada derradeira tendo como único rival na briga pelo título o Ajax, precisava vencer o NAC Breda fora de casa para levantar a taça. E assim fez. 2x0, com gols de Ruiz e Stoch. O time de Amsterdã fez sua parte vencendo o NEC Nijmegen por 4x1, também fora de casa. Mas com a vitória do Twente, só restava ao Ajax se conformar com o vice.
1º Twente (86 pontos)
2º Ajax (85 pontos).


Outros grandes campeonatos tem importantes partidas hoje, como o Português, que com Porto x Benfica pode definir o campeão; e o Italiano, que tem a Inter brigando pela liderança visitando a Lazio. Destes falarei num post em breve, assim como sobre o Francês e o Espanhol, que ainda têm algumas rodadas a mais que os já citados.

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

Twente hein ow...
Ano que vem é o ano do Borussia Mönchengladbach na Alemanha e, se Deus quiser, da volta do Nottingham Forest, na Inglaterra...
Não vai mais ter essa história de Bayern, Chelsea e Man Utd =P