segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nomes, nomes, nomes...

Especulações a todo vapor acerca de quem será o próximo treinador da Seleção Brasileira. Venho aqui dar meus modestos pitacos sobre quais nomes prefiro.

Leonardo - talvez o mais especulado (o que dizem ter mais chances, não o favorito da maioria, me parece), porém, não o ideal, a meu ver.
Leonardo fez um bom trabalho com o Milan, conduzindo uma boa campanha dos rossoneros, mesmo com um time nada brilhante. Deu espaço a Ronaldinho Gaúcho, mesmo numa fase de pouco destaque, o que fez o habilidoso brasileiro voltar a jogar bem e a ser útil para seu time.
Entretanto, o ex-lateral-esquerdo não tem experiência, e me parece não ter tanto peito para comandar uma camisa como essa - ainda.

Felipão - o favorito de muitos, inclusive o meu. Claro que o título da Copa de 2002 dá muita moral para o gaúcho, mas não é só isso: ele tem o perfil de treinador de uma grande seleção. É treinador (mesmo, ao contrário do Dunga) e tem pulso firme, personalidade. E claro, experiência. Não tanta como Parreira (acredite: chegaram a cogitá-lo!), que já parece não ser mais um técnico "aproveitável", nem tão pouca, como Leonardo.

Mano Menezes - muito bom treinador. Também acho que seria um ótimo nome pra Seleção. E parece viável: muitas vezes alguns corintianos dão a entender que Mano já está um tanto quanto "saturado" no Timão. Não concordo com isso. Ou melhor, não concordo que deveriam pensar assim. Mas, como o assunto é seleção brasileira, digo: Mano é um bom nome. Enxerga bons jogadores, tem grande conhecimento tático (ele também é treinador de verdade) e sabe lidar com jogadores modestos, craques e também com a imprensa.

Ricardo Gomes - vi alguém especulando o nome dele no Twitter. Não dá, né?

Parreira - como disse, foi especulado. E ele já disse que não almeja mais dirigir seleções. Felizmente. Já deu, né?

Sendo assim, creio que o Leonardo tem grandes chances de assumir a Seleção Brasileira, mas prefiro o Scolari.

Opine :)

2 comentários:

Gigante Colorado disse...

Leonardo (na minha opnião), não deveria nem ao menos ser cogitado... Ele ainda é brasileiro? Leonardo não mora mais no Brasil a uns 20 anos. Desconhece nosso futebol, nossos jogadores, nossa cultura atual. Acho que antes de tudo, o técnico pra Copa de 2014, tem que ser bem visto pelo marketing popular...
Tem que ter carisma, e tem que conhecer MUITO BEM o gosto da TORCIDA BRASILEIRA... E acho que alguém que não convive (a tantos anos) com a nossa realidade, não é capaz de julgar nossas vontades...
Enfim...
Mano é vencedor da série B em 2005 com o Grêmio, grande curriculo... UHAUHA... Brincadeira, é um grande treinador, por mim poderia ser ele...
Felipão tbm, é mais que experiente, nem precisa provar nada pra ngm, tbm estariamos bem servidos sob o comando do bigodudo Luis Felipe.
Ricardo Gomes pode ter destaque como JOGADOR, mas como treinador acho um tanto INEXPERIENTE... Seleção sub 20? :S
Enfim..
Saudações Coloradas!
:*

Michel Costa disse...

Olá Vinícius,

O grande nome para a Seleção é Felipão. É o nome incontestável, que chegaria para colocar a casa em ordem.
No entanto, como escrevi no meu blog, Felipão não tem muito a ganhar voltando ao seu antigo cargo. Será aquela velha história: Ganhou, cumpriu a obrigação. Perdeu, tá frito.
Assim, como segunda opção, apontaria Paulo Autuori que era meu preferido em 2006. Um profissional de mente arejada, experiente, vencedor. Não por acaso, dizem que seu nome está forte nessa corrida.
Sobre Leonardo, gostaria de vê-lo envolvido nesse novo projeto. Quem sabe como um diretor técnico ou algo assim. Sua experiência como gestor poderia ser muito útil.

Grande abraço.