quarta-feira, 17 de março de 2010

Como sempre, favorito ao título

Assim como na temporada passada, quando conquistou todos os títulos que podia, o Barcelona é um grande favorito à conquista das competições que participa no momento. Uma delas, a Champions League. E essa certeza de favoritismo foi confirmada hoje, quando o clube catalão venceu o Stuttgart, no jogo de volta das oitavas da UCL, por 4x0.

E não posso simplesmente destacar que o clube espanhol fez 4 gols contra o Stuttgart. Holofotes principalmente em Lionel Messi, que fez 2 gols e participou diretamente de outro.
O Barcelona é uma equipe cheia de estrelas, mas que joga coletivamente como nenhuma outra. Apesar disso, quando Messi está em campo, ele carrega o time nas costas.

O Barcelona disputa ferrenhamente o título do Campeonato Espanhol com o Real Madrid; e outra disputa também acirrada envolvendo o blaugrana deverá acontecer no final do ano. A meu ver, Messi e Rooney serão os maiores candidatos ao título de melhor jogador do mundo em 2010.

domingo, 14 de março de 2010

A Indy em São Paulo teve uma estrutura muito falha, mas pelo menos houve ultrapassagens

A corrida já começou com muita poeira na reta do Sambódromo e com um acidente bizarro (vide foto ao lado). E esse era só o começo.
O guincho demorou muito pra tirar os carros de Mário Moraes e Marco Andretti. E dá-lhe bandeira amarela.

A chuva não demorou pra cair. Com isso, a pista virou uma piscina. O escoamento era precário - assim como grande parte da organização do evento.
Bandeira vermelha, todos pros boxes. E por lá ficaram quase 20 minutos (ou mais que isso, não cronometrei).

Quando voltaram, mais umas 2 ou 3 bandeiras amarelas. E foi se arrastando dessa forma que a Indy em São Paulo terminou: no tempo, e não nas voltas estipuladas.
Sem tocar em toda a vergonha da tentativa de treino de classificação no sábado.

Na minha opinião, a organização foi fraquíssima. Pareceu que tudo foi levado no improviso, na vontade de fazer - muito mais vontade do que competência.
Mas as versões que você ouvirá por aí são várias. Vão depender do interesse de cada um.

A emissora que transmitiu o evento fez parecer que tudo era lindo e maravilhoso - "tudo muito positivo", como disse o narrador -, mas não foi. Quiseram jogar na cabeça do espectador algo contrário do que passava diante de seus olhos.

Outra emissora, que não fala de eventos transmitidos pelas outras, não dará muito destaque para esta corrida. E o que der, será criticando duramente, como se tudo tivesse sido horrível.

Nem um nem outro. Mas, na minha leiga opinião, pra considerar a Indy em São Paulo um ótimo evento, muita coisa precisa melhorar.
Mas pelo menos houve várias ultrapassagens. Nisso, a Indy dá de 10 a 0 na Fórmula 1 em qualquer corrida.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Inter não se acha em campo e, sofrendo muita pressão, só empata contra o Deportivo de Quito

O Internacional foi até Quito para enfrentar o não muito expressivo Deportivo. Esperava-se que o time brasileiro faria uma boa partida contra um time não muito forte na Libertadores, mas não foi bem o que aconteceu.

No primeiro tempo, não houve domínio de nenhuma das duas equipes. Mas foi durante esse mesmo equilíbrio da partida que saíram os 2 únicos gols do jogo.
Após uma bela jogada de Arroyo e uma confusão na área, a bola sobra para Minda abrir o placar.
A reação colorada não demorou.
6 minutos depois, em um raro lance de ataque do Inter no jogo, Alecsandro chuta de longe, Ibarra dá rebote e Giuliano aproveita. 1x1.

Depois disso, gol não se veria mais. Mas no segundo tempo, o domínio do Deportivo de Quito foi absoluto.
O Inter não se achava em campo. Não conseguia ter o domínio da bola, armar jogadas e nem encaixar contra-ataques. O colorado era só defesa.
Nem com a entrada de D'Alessandro o time conseguiu ter mais posse de bola. Vendo que sua equipe era muito pressionada, Jorge Fossati se viu obrigado a tirar o meia de ligação Giuliano para colocar Wilson Mathias, mais marcador.
Taison também entrou, no lugar de Alecsandro, mas o garoto só teve uma oportunidade de tentar partir com velocidade. Sem sucesso.

No final de tudo, o nome da partida foi Abbondanzieri, que mesmo com um incômodo no tornozelo, aguentou toda a pressão do adversário e fez importantes defesas - apesar de alguns sustos - e garantiu o empate suado fora de casa.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Botafogo é ameaçado até mesmo pelo São Raimundo

Apesar de ter vencido o primeiro turno do Campeonato Carioca, é fato que a defesa do Botafogo é fraca. A linha de três zagueiros, que costuma ser formada por Fábio Ferreira, Fahel e Wellington, falha muito. E hoje não foi diferente, com Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais.
O fracasso do sistema defensivo foi lapidado principalmente na bola área - lance que deu 2 gols à equipe paraense.

Mas a fraqueza alvinegra não se mostrou só na defesa. O ataque perdeu muitas oportunidades, especialmente com Abreu, que desperdiçou três oportunidades claras de gol. Herrera também "contribuiu".

Apesar das constantes ameaças do São Raimundo, principalmente com o atacante Max Jari, e das chances perdidas por Abreu, o mesmo marcou 2 vezes e ajudou a construir o placar que classificou o Botafogo para a segunda fase da Copa do Brasil. Os outros gols do Glorioso foram marcados por Sandro Silva - que fez uma boa partida, dando velocidade ao meio-de-campo - e Danny Morais.

Como disse o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro em entrevista ao PFC após a partida: "Um time que almeja o título da competição e que está na final do estadual, não pode tomar 3 gols como tomou..." e de quem tomou, com todo respeito ao São Raimundo-PA.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O maior clássico do sul do Rio na atualidade

Os dois únicos clubes do sul do estado do Rio de Janeiro na primeira divisão estadual jogarão hoje pela 2ª rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.
Volta Redonda x Resende se encontrarão às 20:30 no estádio Raulino de Oliveira, casa do “Voltaço”.

Na Taça Guanabara, ambos terminaram na mesma posição em seus respectivos grupos: 6º. Porém, o Volta Redonda somou mais pontos: 8 (2V, 2E e 3D – Grupo A), contra 6 (1V, 3E e 3D – Grupo B) do Resende.

Na primeira rodada da Taça Rio, o “Gigante do Vale” perdeu feio em casa: 3x0, diante do Bangu.
O “Tricolor de Aço” também perdeu, mas de uma forma não tão vexatória. Derrota para o Vasco em São Januário, por 2x1 – sem dar facilidade aos cruzmaltinos

Segundo o site oficial do Voltaço, nos últimos 6 confrontos entre as duas equipes, 5 vitórias do Tricolor e 1 empate.
Na última partida, quem se deu melhor foi o Volta Redonda, que venceu por 3x0 no Estádio do Trabalhador, em Resende. Clássico disputado na Taça Rio de 2009.

Com os times buscando mais destaque no Campeonato Carioca de 2010, o clássico do sul do estado será disputado, provavelmente, com as seguintes escalações:

VOLTA REDONDA: Everton; China, André Alves, Alcir e Márcio Loyola; Alexandre, Bruno Barra, Mário César, Glauber e Wallacer; Tássio. Técnico: Tita.

RESENDE: Cléber; Bruno Leite, Ramon (Nailton), Rodrigo Costa e Hamilton; André Conceição (Vinicius), Thiago Blumer, Léo e Hiroshi; Elias e Tuta. Técnico: Marcelo Buarque.