quinta-feira, 15 de julho de 2010

A "quase liderança" do Fluminense

Com o empate entre os dois primeiros colocados do Brasileirão (Corinthians e Ceará) ontem, bastava uma vitória em casa contra o Grêmio Prudente, que está na zona de rebaixamento, para o Fluminense assumir a ponta do campeonato. Teoricamente, seria fácil. Na prática, dominar o jogo também. Difícil foi mexer no placar de forma que a partida fosse refletida no marcador.

Dominando o jogo do início ao fim (salvo umas duas ou três chances de gol que o time paulista teve no primeiro tempo), o Fluminense claramente foi o melhor em campo e teve inúmeras oportunidades de vencer com tranquilidade - até mesmo de golear. Fred recebeu várias bolas em condições de marcar, assim como Conca e também Alan, que foram muito bem abastecidos de bons passes por Carlinhos e principalmente pelo lateral-direito Mariano. Mas somente uma finalização fez balançar a rede adversária.

Com muitas chances desperdiçadas, aquele clássico ditado futebolístico pôs-se em prática: "Quem não faz, leva". Num contra-ataque mortal aos 38' do segundo tempo, Wesley igualou o placar.
O tricolor carioca continuou pressionando, mas sem sucesso.

Muricy Ramalho tem um ótimo elenco em mãos. E não é só no papel: o time joga um jogo fluido, objetivo e bom de se assistir. Mas hoje pecou nas finalizações e nos "últimos passes". Com a possível chegada de Deco (que deve entrar no lugar de Marquinhos, se o esquema de jogo - 4-4-2 - não for mudado por Muricy) e a garantida de Belletti (que dificilmente tirará a vaga de Mariano, mas pode atuar também no meio) o Fluminense ficará ainda melhor. Me parece ser um dos candidatos ao título. Mas só ganha jogo (e consequentemente campeonato) quem faz gols. E hoje o tricolor pecou neste fundamento.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Seleção da Copa de 2010

Depois de uma seleção bem futurista, venho fazer algo mais recente.

O amigo Michel Costa, do blog Além das 4 Linhas, propôs aos seus leitores que elegessem a seleção da Copa do Mundo deste ano. Bem, assim ficou a minha:

E na reserva: Casillas (Espanha), Lahm (Alemanha), Lugano (Uruguai), Tulio Tanaka (Japão), van Bronckhorst (Holanda), Busquets (Espanha), Özil (Alemanha), Xavi (Espanha), Donovan (EUA), Honda (Japão) e Klose (Alemanha).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seleção Brasileira em 2014

Sem dúvidas ainda está longe. Sem dúvidas ainda não sabemos quais jogadores podem estourar em 4 anos. Sem dúvidas não sabemos quais jogadores podem "esquecer" de jogar bola em 4 anos. Mas sempre temos aquele palpite, aquela aposta: como seria a Seleção Brasileira ideal em 2014, de acordo com as promessas que temos hoje?

Escalei meu time favorito para vestir a amarelinha no próximo Mundial no 4-3-3. Veja como ficou:

E tenho mais algumas apostas para o elenco: o goleiro Victor (Grêmio), o lateral-esquerdo Diego Renan (Cruzeiro), o volante Sandro (Tottenham), o atacante Phelippe Coutinho (Vasco) e até mesmo o Keirrison (Barcelona - sendo emprestado para o Santos).

E você, o que acha? Quais seus palpites? Esqueci de alguém? Comente! :)

domingo, 11 de julho de 2010

Sinta a História na Copa 2010

Muito se falou sobre o nível do futebol desta Copa, principalmente na fase de grupos. Muito se fala sobre a média de gols desta Copa. E algumas vezes até sobre a falta de espetáculo.

Bom, não devemos fechar nossos olhos para o que consideramos "lado negativo". Porém, vejamos o lado positivo. A bela face que o futebol consegue mostrar em contrapartida aos supostos "pontos negativos".

Sinta ter presenciado a História, pois há 30 anos o Uruguai não ficava entre as 4 melhores seleções do mundo. Jogando um futebol fluido, aguerrido e bom de se assistir, a Celeste olhou no olho do adversário a cada partida. Caiu na semifinal, caiu na disputa do 3ª lugar. Mas certamente foi a seleção que mais caiu em pé nesta Copa.

Sinta ter presenciado a História ao ver um campeão inédito na
história do Mundial. E ao ver que (na minha opinião) a Copa teve um campeão merecidíssimo, pois foi o que praticou o melhor futebol, o mais organizado, o mais envolvente, o mais competente. Quem sabe mais treinadores (alô, Dunga! - é treinador?) não passam a abrir mão da ideia de "o mais importante é ser
guerreiro", depois desse belo exemplo dado pela Espanha.

E por que não sentir ter presenciado a História ao conhecer o primeiro polvo profeta? O Paul não errou uma!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Obrigado, Uruguai!

Ok, depois de um post com base na numerologia, vamos falar sério (sem querer desprezar aquele estudo). Falar um pouco com o coração.

A seleção uruguaia fez bem ao futebol nesta Copa.
Jogando um futebol aguerrido e até bom tecnicamente, o Uruguai surpreendeu ao chegar à semifinal do Mundial. Foi uma surpresa muito grata.
Ver um bicampeão mundial ressurgindo após 40 anos sem destaque em Copas é algo digno de deixar um apaixonado por futebol feliz.
Apesar de não ser um time brilhante, a Celeste é uma equipe bem postada taticamente, que conta com jogadores de muita qualidade, como Forlán, Cavani e Luís Suárez, outros que jogam com uma garra descomunal, exemplo de Lugano, Abreu e Godin; fez uma partida épica contra Gana nas quartas, e mereceu chegar onde chegou.
A seleção uruguaia fez seu país comemorar até depois da derrota diante da Holanda, pois fez uma campanha digna de orgulho para seu povo.

O Uruguai voltou a despertar a essência da paixão pelo futebol. Tanto nos uruguaios, quanto nos outros mortais - como eu - que consideram o futebol parte de sua vida e aplaudem de pé quando veem um time jogando como a Celeste Olímpica jogou.

Obrigado, Uruguai!

terça-feira, 6 de julho de 2010

O ressurgimento do futebol uruguaio pode não ser em vão

Antes de qualquer coisa, já deixo claro que não sou um adepto da numerologia. Não acho que pode-se prever todo o futuro através dos números, mas existem coincidências (ou não) bem interessantes mostradas por fórmulas matemáticas.

Veja o que a numerologia diz sobre o campeão da Copa deste ano, baseada em uma fórmula que deu certo comparando com os últimos mundiais:

O Brasil ganhou a Copa do Mundo em 1994, antes disso, o Brasil ganhou em 1970. Se você somar 1970 + 1994 = 3964
A Argentina ganhou a Copa em 1986, antes disso, levou em 1978. Somando 1978 + 1986 = 3964
Já a Alemanha ganhou uma copa em 1990. Antes disso, ganhou em 1974. Somando 1990 + 1974 = 3964
Em 2002, o Brasl ganhou. Em 1962, o Brasil também levou o caneco: 2002 + 1962 = 3964
Por essa lógica, a Alemanha ganhou em 1954. Estamos em 2010. 2010 + 1954 = 3964

A numerologia tem grandes chances de acertar. A Alemanha vem jogando, na minha opinião, o melhor futebol da Copa. Enfrentará a Espanha amanhã, e entrará em campo como favorita.

Mas o que isso tem a ver com a boa campanha do Uruguai na África do Sul?

Bem, seguindo este raciocínio:

A última vez que o Uruguai foi campeão foi em 1950. Se ganhar em 2014, se encaixará na fórmula: 2014 + 1950 = 3964.

Será que outro "Maracanaço" está a caminho?
Bem, a previsão da numerologia pode cair amanhã mesmo - mas acho difícil...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nomes, nomes, nomes...

Especulações a todo vapor acerca de quem será o próximo treinador da Seleção Brasileira. Venho aqui dar meus modestos pitacos sobre quais nomes prefiro.

Leonardo - talvez o mais especulado (o que dizem ter mais chances, não o favorito da maioria, me parece), porém, não o ideal, a meu ver.
Leonardo fez um bom trabalho com o Milan, conduzindo uma boa campanha dos rossoneros, mesmo com um time nada brilhante. Deu espaço a Ronaldinho Gaúcho, mesmo numa fase de pouco destaque, o que fez o habilidoso brasileiro voltar a jogar bem e a ser útil para seu time.
Entretanto, o ex-lateral-esquerdo não tem experiência, e me parece não ter tanto peito para comandar uma camisa como essa - ainda.

Felipão - o favorito de muitos, inclusive o meu. Claro que o título da Copa de 2002 dá muita moral para o gaúcho, mas não é só isso: ele tem o perfil de treinador de uma grande seleção. É treinador (mesmo, ao contrário do Dunga) e tem pulso firme, personalidade. E claro, experiência. Não tanta como Parreira (acredite: chegaram a cogitá-lo!), que já parece não ser mais um técnico "aproveitável", nem tão pouca, como Leonardo.

Mano Menezes - muito bom treinador. Também acho que seria um ótimo nome pra Seleção. E parece viável: muitas vezes alguns corintianos dão a entender que Mano já está um tanto quanto "saturado" no Timão. Não concordo com isso. Ou melhor, não concordo que deveriam pensar assim. Mas, como o assunto é seleção brasileira, digo: Mano é um bom nome. Enxerga bons jogadores, tem grande conhecimento tático (ele também é treinador de verdade) e sabe lidar com jogadores modestos, craques e também com a imprensa.

Ricardo Gomes - vi alguém especulando o nome dele no Twitter. Não dá, né?

Parreira - como disse, foi especulado. E ele já disse que não almeja mais dirigir seleções. Felizmente. Já deu, né?

Sendo assim, creio que o Leonardo tem grandes chances de assumir a Seleção Brasileira, mas prefiro o Scolari.

Opine :)

sábado, 3 de julho de 2010

Pintou o campeão?

Repito a pergunta que fiz após retwittar a seguinte mensagem: "Alemanha: 4 na Austrália, 4 na Inglaterra e 4 na Argentina."
Tudo bem, a Austrália é peixe morto. Mas a Inglaterra, por menos espetacular que tinha sido o futebol apresentado, não é um time fraco. E a Argentina vinha apresentando um futebol consistente durante a Copa inteira, mas foi surpreendida por um adversário avassalador.

A Alemanha não venceu. Humilhou, deu show.

Numa Copa com poucos jogos espetaculares e com poucas seleções que levem a dizer "essa é favorita ao título!", o time comandado por Joachim Löw convenceu. E muito.

O futebol alemão nessa Copa dá gosto de ver.

PS: o Mick Jagger estava no Green Point. Será que ele torceu pros hermanos? Relembre meu último post.

Brasil é eliminado. Por quem?

Todo mundo fala do que poderia ter sido feito. Todo mundo procura um bode expiatório.
Fala-se muito sobre o Dunga, fala-se muito sobre o Felipe Melo. Até do pobre juiz se falou! Mas, amigos, nenhum deles tem culpa.

O verdadeiro culpado pela decepção brasileira na Copa é esse bonitão aí embaixo:

Isso mesmo. Não satisfeito em eliminar os Estados Unidos e a Inglaterra, Mick Jagger colocou sua poderosa zica sobre a Seleção Brasileira.
O famoso vocalista dos Rolling Stones só pode estar querendo uma grande zebra na Copa. Uruguai? Paraguai? Para quem ele realmente está torcendo?
Será que ele vai "torcer" pra Argentina também?

O certo é que ninguém mais terá satisfaction em ver este inglês na torcida de seu time. (Se você não conhece a mais famosa música da banda deste pé frio, você não entenderá a piada)