quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A adaptação do nosso calendário ao europeu


Vou falar um pouco aqui sobre o que acho dessa ideia de adaptar nosso calendário do futebol brasileiro ao europeu, para tentar minimizar esse êxodo de jogadores, que toda temporada cria desfigurações nos nossos times que disputam o Campeonato Brasileiro.

Já começo com: não tem outra alternativa.

O calendário europeu sempre foi assim: começa em agosto e termina em março/abril. O que anda nos prejudicando, é o alto poderio econômico dos clubes desse continente que sempre tiram nossos melhores jogadores no meio do campeonato, deixando os elencos mais fracos e os torcedores um tanto que desiludidos.

Em algumas coisas, sou a favor de manter a tradição. E a tradição do nosso futebol é a temporada começar em janeiro e terminar em dezembro (contando com os campeonatos estaduais). Mas se teimarmos em manter essa tradição, só vamos continuar perdendo. O nosso futebol continuará perdendo suas melhores peças no meio do campeonato.

E no que adiantaria adaptar o nosso calendário ao europeu? Nossa janela de transferências ficaria de acordo com a europeia, isto é, de abril/maio até julho/agosto. Com isso, nossos jogadores só sairiam enquanto estivéssemos na pré-temporada, assim tendo tempo suficiente para reestruturar os times.

E os campeonatos estaduais? Nossos campeonato estaduais duram em torno de 4 meses. 4 meses seria mais ou menos o intervalo entre início e fim do Campeonato Brasileiro - caso começasse em agosto de um ano e terminasse em abril do ano seguinte. Resumindo: os estaduais continuariam com seu espaço na tabela.

Com isso, os estaduais podem ser mais desvalorizados? Sim, podem. Por quê? Porque os clubes brasileiros vivem invejando os argentinos que já tem o calendário adaptado ao europeu, e com isso, podem levar seus times para disputarem campeonato amistosos contra times europeus. Os estaduais provavelmente ficariam mais desvalorizados, com alguns clubes usando time reserva. Esse é um contra da adaptação do calendário do Brasileirão ao europeu.

Mais um contra, ou nem isso, mas uma dúvida, é como ficaria a questão da Libertadores. Bem, alguns clubes conseguem segurar seus jogadores até o fim da Libertadores mesmo com o atual calendário, portanto, nem seria grande problema mesmo se o calendário das competições da Conmebol não mudasse.

Eu disse que ia falar "um pouco", não é? Enfim, acabei falando tudo que eu pensava. E só pra concluir: sou a favor sim da adaptação ao calendário europeu. Como eu disse, é a única alternativa para diminuir muito essa perda de grandes jogadores que sempre temos durante o principal campeonato do nosso país.

4 comentários:

Samuel . disse...

Muito bom, concordo com o texto :D

André Luiz Velloso disse...

alguma hora tem q adaptar ne ow, é melhor fazer isso logo x.x

Paulo Victor disse...

nao gosto da ideia de adaptação ao calendario europeu, pois os jogadores continuarão saindo no meio do campeonato, mas nao em julho/agosto, mas em janeiro, quando tem a janela de inverno.

PUTAQTPARIU disse...

tem se o qto antes, já perdeu muito tempo...q se foda os estaduais, se for mais rentável pro clube fazer excursão na europa tem mais é q cagar pro estadual q nem o Atlético -PR tá fazeno.........