quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Botafogo se aproveita de um pênalti para escapar de maiores críticas pela falta de agressividade e de qualidade

Numa disputa direta de desesperados contra o rebaixamento, Botafogo e Náutico se enfrentaram no Estádio Olímpico João Havelange, e quem se deu melhor foi o clube carioca que fez o único gol do jogo a partir de uma cobrança de pênalti, sofrido por Diego e convertido por Juninho.
Foi bom para o Botafogo. O alvinegro sai temporariamente da zona de rebaixamento chegando aos 35 pontos. E ruim para o Náutico, que permanece na zona da degola com 32.
E, analisando além do placar, ainda assim o Botafogo mereceu vencer. Não porque foi mais organizado. Na verdade, não houve muita organização. Houve mais posse de bola. O Botafogo jogava com 3 atacantes, e no meio, só volantes. A ligação ficava por conta do lateral-direito Alessandro, que teve seu lado muito explorado pelo time durante todo jogo. Mas não havia qualidade. Alessandro não apoia bem. Cruza e passa mal. Com isso, a jogada era colocar a bola na área, quase sem olhar para onde. Quando avançava mais, Léo Silva fazia o mesmo pelo meio. Jônatas também. E com isso, a ligação do meio-ataque do Botafogo foi quase inexistente.
Por mais controverso que pareça dizer que um time com 3 atacantes não foi agressivo, a justificativa é que, sem alguém para levar a bola com qualidade para os homens de frente, a bola mal chega.
O Náutico chegava principalmente com Patrick e Carlinhos Bala nos contra-ataques, explorando as fragilidades da defesa botafoguense. E quase marcou com Tuta e Bala.
O Botafogo poderia ter pagado caro pelo desespero. Em muitas partes do jogo, não havia organização tática. Era o coração na ponta da chuteira. Com isso, a qualidade das jogadas não melhorava e a defesa ficava desprotegida. Mas deu sorte por ter acontecido aquele que talvez tenha sido o único lance de destaque do lateral-esquerdo Diego no jogo. A marcação foi discutível, mas na minha opinião, houve pênalti.


PARADA DURA NA PRÓXIMA RODADA

Além de ter sua situação piorada após perder numa disputa direta hoje, o Náutico enfrenta na próxima rodada o Sport, que além de rival, também luta para sair da zona. Vai pegar fogo.

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

time horroroso... se salvou graças a esse penalti inventado...