sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Os grandes se sobressaem na dificuldade"


Não, quando dita, essa frase não foi direcionada a Obina. Mas poderia ter sido.
Corrêa disse que "os grandes se sobressaem na dificuldade" ontem, ao final do jogo Fluminense 2x1 Atlético-MG, quando falava sobre a queda do Galo diante de um clube lutando para não cair, e se isso poderia atrapalhar a disputa pelo título, dizendo que o Atlético ainda pode levar o caneco.
Mas isso poderia ter sido dito por algum jogador ou membro da comissão técnica do Palmeiras em relação a Obina ao final de Palmeiras 4x0 Goiás.
O atacante baiano de 26 anos não marcava há 10 jogos. O Palmeiras, que briga pelo título, não vencia há 3. Mas o "grande Obina" brilhou.
Vamos com calma. Não estou dizendo que Obina é um jogador espetacular. Na verdade, acho que não é. Mas a estrela dele, com certeza é grande.
O jogador que já viveu várias más fases na carreira por estar acima do peso e por jejuns de gols, já mostrou que, quando menos acreditam, ele aparece e brilha. Já foi assim em final de Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro pelo Flamengo, e agora, mais uma vez. Obina dá a vitória que o Palmeiras precisava para dizer ao São Paulo que a briga pelo título continua acirrada.
Sem o companheiro de ataque Vágner Love em campo, Obina fez 3 gols e uma assistência genial para Deyvid Sacconi.
A estrela de Obina sobressaiu quando mais foi preciso.


A PROPÓSITO

Foi bom brincar de candidato ao título. Goiás cai para 8º após uma série de 6 jogos sem vencer. Fica a 10 pontos do líder e, na minha opinião, não deve chegar nem na Libertadores mais.

O líder agradece. Após golear e retormar a liderança, o Palmeiras agradece ao Fluminense por ter vencido o Atlético Mineiro em casa com muita vontade - muito mais do que técnica, aliás. Mais um rival na briga pelo título que tropeça.

O quase-rebaixado também agradece. O Fluminense agradece à torcida pelo apoio e agradece também ao Coritiba por não ter permitido o Sport vencer, o que diminuiria mais ainda as chances tricolores de permanecer na Série A. Mas, de qualquer forma, acho que o Fluminense já pode ir planejando a Série B 2010.



Vinícius Franco

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Botafogo se aproveita de um pênalti para escapar de maiores críticas pela falta de agressividade e de qualidade

Numa disputa direta de desesperados contra o rebaixamento, Botafogo e Náutico se enfrentaram no Estádio Olímpico João Havelange, e quem se deu melhor foi o clube carioca que fez o único gol do jogo a partir de uma cobrança de pênalti, sofrido por Diego e convertido por Juninho.
Foi bom para o Botafogo. O alvinegro sai temporariamente da zona de rebaixamento chegando aos 35 pontos. E ruim para o Náutico, que permanece na zona da degola com 32.
E, analisando além do placar, ainda assim o Botafogo mereceu vencer. Não porque foi mais organizado. Na verdade, não houve muita organização. Houve mais posse de bola. O Botafogo jogava com 3 atacantes, e no meio, só volantes. A ligação ficava por conta do lateral-direito Alessandro, que teve seu lado muito explorado pelo time durante todo jogo. Mas não havia qualidade. Alessandro não apoia bem. Cruza e passa mal. Com isso, a jogada era colocar a bola na área, quase sem olhar para onde. Quando avançava mais, Léo Silva fazia o mesmo pelo meio. Jônatas também. E com isso, a ligação do meio-ataque do Botafogo foi quase inexistente.
Por mais controverso que pareça dizer que um time com 3 atacantes não foi agressivo, a justificativa é que, sem alguém para levar a bola com qualidade para os homens de frente, a bola mal chega.
O Náutico chegava principalmente com Patrick e Carlinhos Bala nos contra-ataques, explorando as fragilidades da defesa botafoguense. E quase marcou com Tuta e Bala.
O Botafogo poderia ter pagado caro pelo desespero. Em muitas partes do jogo, não havia organização tática. Era o coração na ponta da chuteira. Com isso, a qualidade das jogadas não melhorava e a defesa ficava desprotegida. Mas deu sorte por ter acontecido aquele que talvez tenha sido o único lance de destaque do lateral-esquerdo Diego no jogo. A marcação foi discutível, mas na minha opinião, houve pênalti.


PARADA DURA NA PRÓXIMA RODADA

Além de ter sua situação piorada após perder numa disputa direta hoje, o Náutico enfrenta na próxima rodada o Sport, que além de rival, também luta para sair da zona. Vai pegar fogo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A saudável disputa entre torcidas rivais


Mesmo tendo se enfrentado apenas uma vez em 2009 (22 de março, 2x0 para o time cruzmaltino, pelo Campeonato Carioca), Vasco e Flamengo vem travando uma dura briga de torcidas neste ano.
Calma, calma. Felizmente não é nenhum tipo de briga violenta, e sim o tipo mais saudável de briga que pode haver entre torcidas rivais: a de quem lota mais o estádio.
O palco vem sendo o Maracanã. Até agora, a torcida rubronegra está vencendo o duelo, mas o Vasco pode garantir o acesso e o título da Série B nas próximas rodadas e esse "placar" ainda é possível de ser revertido.
Mas quem vencerá até o final do ano?

Números - até o momento:
Os 3 maiores públicos do Maracanã neste ano são de jogos do Flamengo.
Flamengo 2x2 Botafogo - 03 de maio - Campeonato Carioca - 84.027 presentes
Flamengo 1x0 Botafogo - 19 de abril - Campeonato Carioca - 83.359 presentes
Flamengo 2x0 Fluminense - 04 de outubro - Campeonato Brasileiro - 82.566 presentes
Mas vale ressaltar que, nos 3 jogos do Flamengo em que o Maracanã atingiu sua maior marca de pagantes e presentes no ano, havia presença de duas torcidas, pois eram clássicos, apesar de que, em todos eles, a presença da torcida rubronegra era maior.
Ao contrário dos jogos do Flamengo, o quarto maior público do Maracanã em 2009 foi o do Vasco, num jogo de uma torcida só.
Vasco 4x0 Ipatinga - 22 de agosto - Série B do Campeonato Brasileiro - 79.635 presentes.


Fonte: Flapédia e Blog Carioca

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Flamengo agradece à incompetência botafoguense; campeonato pega fogo (e nos pontos corridos!)


O Flamengo deu mais motivos ainda para a torcida pensar que o clube é candidato ao título. Que o rubronegro anda jogando bem, é fato. Mas não foi o caso de ontem.
O jogo foi de baixo nível técnico, principalmente pela falta de atitude do Flamengo no segundo tempo, que a frente no placar e vendo o adversário pressionar, recuou. E o Botafogo tentava, tentava, e nada conseguia. Nem com 4 atacantes.
Mas antes de tudo isso, a incompetência alvinegra mostrada não foi só no ataque, mas também no setor mais falho do atual vice-campeão carioca desde o início do Brasileirão: a defesa. O gol de Adriano foi após o atacante passar por 2 defensores alvinegros. Pode-se dar créditos ao "Imperador" pela ousadia, mas principalmente destacar (negativamente) os fraquíssimos Juninho e Wellington, dignos de não jogarem sequer a primeira divisão do futebol brasileiro. Não é de hoje que o setor defensivo do Botafogo vem dando a vitória ao adversário.

Falando agora mais no geral sobre a Série A 2009, após a derrota do Palmeiras na 31ª rodada e as vitórias de todos seus principais rivais - assim como a do Flamengo, já comentada neste post -, a fórmula dos pontos corridos jogou na cara da Globo de muita gente o quão emocionante é o campeonato rodadas anteriores a seu final, sem necessitar de mata-matas para dizer que houve "adrenalina".
Santos 3x4 São Paulo reaqueceu as esperanças tricolores pelo título. A vitória do Cruzeiro fora de casa fez o mesmo com os cruzeirenses. E a vitória do Inter no Gre-nal idem com os colorados.
Com tudo isso, faltando 7 rodadas para o fim do campeonato, 6 ou 7 clubes ainda brigam pelo título. E as próximas rodadas prometem ser mais quentes ainda, é só dar uma rápida olhada na tabela:
São Paulo x Internacional - 32ª rodada
Palmeiras x Goiás - 32ª rodada
Goiás x Atlético-MG - 33ª rodada
Atlético-MG x Flamengo - 34ª rodada
Flamengo x Goiás - 36ª rodada
Palmeiras x Atlético-MG - 37ª rodada
Goiás x São Paulo - 37ª rodada
Esses são "só" os confrontos diretos.
E aí, o campeonato precisa mesmo ser mata-mata para ser emocionante?

domingo, 25 de outubro de 2009

Escrita dos últimos jogos continua


O Goiás continua sem vencer (agora, há 5 jogos) e o Fluminense sem perder (há 4).
Essa escrita permaneceu hoje no jogo entre as duas equipes no Serra Dourada. Mas poderia ter sido diferente.
No primeiro tempo, o Goiás parecia esboçar uma goleada pelos ataques que levaram aos 2 gols. Mas o Fluminense diminuiu e acertou os erros no segundo tempo.

Um dos erros corrigidos pelo Fluminense foi a lateral-esquerda defensiva, que servia de muitos ataques perigosos para o time esmeraldino. Saiu Dieguinho para a entrada de Marquinho.
Mas a qualidade de Vitor, a experiência de Iarley e Fernandão e o perigoso Felipe continuaram ameaçando a meta do goleiro Rafael. E o principal culpado pelo Goiás não ter decretado a vitória no segundo tempo? Certamente o arqueiro tricolor, que fez pelo menos 2 defesas importantíssimas.
Ezequiel González também mostrou a Cuca que não merece ficar na reserva. Tanto pelo gol de falta, quanto pela movimentação no meio-de-campo.

Goiás 2, Fluminense também 2.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mandantes se dão mal nesta terça-feira de Champions League

Nem os grandes escaparam. Nesta terça-feira, só um mandante venceu na 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, envolvendo os grupos E, F, G e H.
Hoje, sem análises técnicas ou grandes opiniões sobre a forma de jogar de algum time. Só algumas curiosidades e informações.
(Grupo E) O jogo com mais gols até agora nessa rodada saiu neste grupo, no jogo entre Debrecen (ou Debreceni? Alguém esclarece?) e Fiorentina. A Viola venceu por 4x3 fora de casa. O time húngaro é o lanterna. Nesse mesmo grupo o Liverpool foi inferior ao Lyon e perdeu em casa: 2x1
(Grupo F) O Rubin Kazan, que venceu hoje o Barcelona em pleno Camp Nou por 2x1, perdeu na primeira rodada para o Dínamo de Kiev (jogando na Ucrânia, casa do Dínamo). Esse mesmo Dínamo que conseguiu segurar a Internazionale de Milão em casa, hoje, num empate por 2x2. A Inter não vai bem na Champions, mas ainda tem chances. Apesar de ser a 4ª do grupo, os 3 times a sua frente tem apenas 1 ponto a mais.
(Grupo G) O romeno Unirea Urziceni (quem?) vai surpreendendo e por ora está na zona de classificação. "Chocolatou" o Rangers em plena Escócia: 4x1. Zebra a caminho das oitavas?
(Grupo H) Na disputa pelo 2º lugar do grupo mais fraco dessa Champions, o Olympiakos foi o único que fez o dever de casa nessa rodada: venceu o Standard Liège da Bélgica por 2x1.
Se os grandes continuarem dando mole, vou acabar queimando a língua nos palpites que dei sobre quem passa às oitavas. Não apostei em nenhuma zebra.

sábado, 17 de outubro de 2009

Esperanças para um futuro como o passado?


A Hungria ficou com o 3º lugar no Mundial de Futebol Sub-20, vencendo a Costa Rica nos pênaltis.
Tudo bem que nessa competição estavam seleções bisonhas e sem expressão alguma no futebol, como Taiti, Trinidad e Tobago e Uzbequistão. Mas certamente os finalistas são boas seleções, que mostram que o futuro do futebol do país pode ser forte.
Se for assim, a Hungria pode recuperar o forte futebol que tinha na década de 50, quando conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas e o vice na Copa de 54.
Isso não é certo. Essa lógica não se encaixa no futebol. Aliás, qual se encaixa? Mas vale dizer que seria bom ver a ex-seleção do épico Ferenc Puskas de volta ao cenário mundial. Hoje, a Hungria não está nem na repescagem para a Copa do Mundo de 2010.
No grupo de seleções que já foram potências mas nunca venceram a Copa do Mundo, a Hungria se junta a Suécia, Holanda, Espanha e a antiga Tchecoslováquia.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dos que ainda correm pelo título, Flamengo é o de melhor aproveitamento nas últimas 7 rodadas

Tudo bem, o Flamengo é só o 6º colocado e está 9 pontos atrás do líder Palmeiras. Mas vem tendo um crescimento muito bom na competição nas últimas rodadas. Nas últimas 7, conseguiu 15 pontos.
Veja a comparação das últimas 7 rodadas (na ordem da atual classificação do campeonato):


Palmeiras - 13 ptos (4v 2d 1e)

São Paulo - 12 ptos (3v 1d 1e)

Internacional - 8 ptos (2v 3d 2e)

Atlético-MG - 13 ptos (4v 2d 1e)

Goiás - 8ptos (2v 3d 1e)

Flamengo - 15 ptos (4v 0d 3e)


Além de melhor aproveitamendo nas últimas 7 rodadas entre os 6 primeiros, o rubronegro carioca também não perdeu.

Pode estar ainda um pouco longe do líder, mas num campeonato equilibrado como esse, 9 pontos não é nada. E o Flamengo vem apresentando um futebol bem convincente.

Pesquisa: Vinícius Franco

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ronaldo dá mais uma prova de que não veio só pra manter o nome

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo certamente está calando a boca de quem disse que a chegada dele significaria puro marketing, que serviria apenas para destacar o "Fenômeno" e vender camisas. Ele está sendo importante para a equipe. Mais um exemplo disso foi no sábado, contra o Grêmio.
Ronaldo acreditou chutando de longe. A bola desviou e entrou. Contou com a ajuda da mudança de direção da bola, mas quem não arrisca, não consegue.
Ronaldo mais uma vez foi importantíssimo na jogada do segundo gol, iniciada por ele, passada por Jorge Henrique e mais uma vez por Ronaldo, dando a assistência para decretar a vitória do Corinthians.
Ele pode estar fora de forma, mas sempre foi e sempre será uma importante peça na equipe. Até porque, jogador não joga só com a barriga reta, e sim muito com a cabeça. A cabeça Ronaldo sempre usou muito bem dentro de campo. É muito inteligente.

domingo, 4 de outubro de 2009

"Em Leonardo, não se toca". E na tabela, o Milan não se mexe (para cima).


No meio da semana passada, o vice-presidente do Milan, Adriano Galiani, defendeu o treinador brasileiro dizendo que nele "não se toca".
Os clubes europeus tem mesmo o costume de deixar o treinador trabalhar, dar mais tempo para ele mostrar resultados. Mas desde a pré-temporada, os resultados do Milan tem sido pífios com Leonardo no comando.

A direção do Milan pode estar pensando em nem tocar no cargo do treinador brasileiro, mas tem que estar consciente também que será difícil o time de Milão melhorar o futebol apresentado ultimamente e subir na tabela: no Campeonato Italiano, 11º colocado, com 8 pontos em 18 disputados. Na Liga dos Campeões, perdeu para times como Brugge e Zurich.
No Calcio, o último tropeço foi hoje, contra o Atalanta (fora): 1x1
O time de Ronaldinho, Pato e Thiago Silva irá se recuperar ainda com Leonardo no cargo?