segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Enquanto isso, na zona da degola...

O Botafogo abusou da incompetência. Mais uma vez o time foi apático e só decidiu apostar na ofensividade depois de estar 2 gols atrás no placar. O Atlético Paranaense mais uma vez teve do seu lado o carregador de piano Paulo Baier, e o alvinegro carioca mostrou novamente como o time é fraco. Precisará vencer um time que luta pelo título (Palmeiras) na última rodada. O que ainda dá esperanças à torcida é que joga em casa.

O Fluminense mais uma vez vai arrancando palmas por todas as partes. Garra e grande competência do time que tem Conca na armação e Fred no "fuzilamento", tiraram o tricolor carioca da zona de rebaixamento -- 1 ponto a frente do Botafogo. Ainda pode cair, faz uma partida de seis pontos na última rodada contra o Coritiba, mas o time que já era visto na Série B 2010, agora se torna difícil de imaginar em uma das 4 últimas colocações no fim do Brasileirão.

O Náutico rodou. Se junta ao Sport. Sendo assim, dois clubes de Pernambuco vão de mãos dadas para a segunda divisão do futebol brasileiro.


O Santo André foi quem lapidou o epitáfio do Náutico, mas pega o Inter -- que ainda tem chances de título -- na última rodada. Ontem deve ter sido somente o canto do cisne.

domingo, 29 de novembro de 2009

Mão na taça

Eu havia dito que se na 36ª rodada o Flamengo vencesse o Goiás em casa, colocaria a mão na taça. Não venceu. E de nada adiantou (naquele momento) o São Paulo ter perdido para o Botafogo na rodada.
Mas eu não contava com a astúcia do Goiás na penúltima rodada. E sinceramente, contava menos ainda com a derrota corintiana em casa para o rubronegro carioca.
Uma temporada de um ótimo trabalho e ótimas opções -- como a escolha de Andrade para treinador efetivo e do desacreditado veterano Petkovic para solução do meio-campo -- vai sendo premiada. Um time de qualidade, regular e que apresenta um bom futebol.
O São Paulo ainda tem chances de levantar a taça mais uma vez -- e caso isso aconteça, será com méritos. Mas dependendo agora de só uma vitória em casa contra o Grêmio na próxima rodada, o Flamengo vai merecidamente caminhando rumo à primeira colocação do pódio do principal campeonato do futebol nacional.

Quem precisa dos mata-matas?

Na última rodada do Brasileirão 2009, QUATRO times
(Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo) ainda tem chances de título. Quem precisa dos mata-matas pra sentir emoção no campeonato?

O clássico da marcação

Barcelona x Real Madrid não foi um jogo espetacular. Foi pegado, disputado.
Mais do que a disputa pela primeira posição, um derby para botar cara-a-cara os grandes investimentos dos clubes na temporada. Melhor para o Barça de Ibrahimovic, que entrou e balançou a rede merengue após um belo cruzamento de Daniel Alves, que não fez uma partida tão boa ofensivamente, mas acertou quando foi preciso.
Tão importantes quanto os meias que comiam grama na marcação com a consciência de que do outro lado haviam grandes jogadores, os goleiros Valdés e Casillas fizeram pelo menos uma importante defesa cada, evitando gols claros.
Cristiano Ronaldo e Kaká tentaram escrever o nome na história do clássico, mas especialmente Puyol e Valdés disseram "aqui não!".
E como eu já disse aqui, o Barcelona, melhor que ninguém, sabe jogar em conjunto.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Em cima do muro. Não por opção.

Cuca passa por um "ano em cima do muro". Como diz o PVC, o ano que era pra ser o do Cuca campeão (já conquistou o Carioca pelo Flamengo neste ano), pode se transformar no ano do Cuca rebaixado.
O ano do futebol brasileiro e Sul-Americano está muito perto do fim, e o treinador continua em cima do muro. Não só ele como o time que ele dirige.
O Fluminense começou o ano com certas apostas no time (no papel) que havia formado. Pura ilusão. O início foi muito ruim, sem destaque no campeonato estadual e com um péssimo desempenho no nacional. Só acordou na reta final, logo no instante mais difícil de se reerguer. O time vem sendo guerreiro, conquistando grandes vitórias, mas ainda não está a salvo e continua na corda-bamba.
Cuca ainda pode ser campeão pela segunda vez no ano e o Fluminense ter um título continental que consagraria o ano mesmo com o péssimo início, conquistando a Sul-Americana. Muito difícil. No primeiro jogo, esbarraram na agressiva altitude de Quito, na falta de bons passes no meio-de-campo tricolor e no bom time da LDU, especialmente no fantástico Méndez. Tendo que fazer 4 gols para levar a decisão para os pênaltis, ficou muito difícil. Mas não impossível.
Outro ponto que pode fazer o ano tricolor épico - pela ascensão do time - ou um pesadelo - pela possibilidade de rebaixamento - é o Campeonato Brasileiro. O Tricolor Carioca ainda pode ir para a Série B nacional. Mas, pelo o que o time vem jogando, é completamente possível a permanência na Série A.
Nenhuma certeza. Muitos ricos.
O Flu e o Cuca continuam na corda bamba. Continuam em cima do muro. Mas não por opção: está sendo muito sofrido.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Um primeiro tempo fantástico mostrou o quão brilhante é o time de Guardiola

E não só o primeiro tempo, como o jogo inteiro, mostrou que o time de José Mourinho está longe de ser competitivo a ponto de brigar pelo título da Champions.
O Barcelona foi arrasador na primeira etapa. Mesmo sem os craques Messi e Ibrahimovic, o time catalão deu show. O que mostra que, apesar das estrelas individuais, a consciência coletiva desse time é grandiosa. As jogadas pela direita com Daniel Alves e Xavi, pela esquerda com Keita e Iniesta e com a velocidade de Pedro, o Barça flutuou.
E foi pouco o que funcionou no time da Inter. Não só nos primeiros 45 minutos, quando o Barça fazia o time de Milão assistir à partida de dentro do campo, mas também nos 45 finais, quando o time de Iniesta e cia. só administrou.
Na Inter, o meio-de-campo foi nulo. Thiago Motta e Zanetti não foram produtivos. Stankovic estava mais apagado que uma vela no fundo do oceano -- não conseguia achar a bola na zona tomada por Busquets e Xavi. A entrada de Quaresma, Balotelli e Muntari não surtiu grandes efeitos.
Considero o Barcelona um dos favoritos ao título. Já a Inter, tem que abrir os olhos ainda na primeira fase.

Guarani e Atlético Goianiense: dois acessos seguidos

Guarani e Atlético Goianiense garantiram antecipadamente a classificação para a Série A 2010, junto com Vasco e Ceará.
A curiosidade é que, com o acesso na Série B este ano, estes dois clubes subiram pelo segundo ano seguido de divisão no campeonato brasileiro. Em 2008 da C para a B, em 2009 da B para a A.
Mas não foram o primeiros a conseguirem este feito. Veja quais foram os clubes que conquistaram dois acessos em dois anos:

Fluminense (1º na Série C de 1999 - Acesso para a Série A 2001 garantido após terminar em 3º na Copa João Havelange, em 2000)
América de Natal (2º na Série C de 2005 - 4º na Série B de 2006)
Ipatinga (3º na Série C de 2006 - 2º na Série B de 2007)
Vitória (2º na Série C de 2006 - 4º na Série C de 2007)
Atlético Goianiense (1º na Série C de 2008 - posição na Série B 2009 a definir)
Guarani (2º na Série C de 2008 - posição na Série B 2009 a definir)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Já está na hora da FIFA rever a possibilidade de intervenção da TV no futebol

Ontem, mais um lance polêmico deu margem a discussão sobre a TV interferir na decisão do árbitro no futebol.
Henry cruzou para o gol contra a Irlanda, que levou a França à Copa, após carregar a bola com a mão.
A visão do árbitro parecia estar encoberta. A do auxiliar, não sei. Mas foi uma falha grotesca validar o gol. Foi clara a irregularidade do lance. Mas, mais uma vez, lembro que a arbitragem pode mesmo não ter visto.
Então, como lances como esse poderiam ser evitados? A meu ver, com a intervenção da TV. Uma discussão polêmica, mas acho que é algo simples de resolver.
Esportes como rugby, futebol americano e tênis já aceitam a intervenção da TV. E funciona da seguinte forma: se um jogador acha que a jogada do time rival foi irregular, pede para o árbitro confirmar na imagem da TV. Se a reclamação proceder, o juiz assinala a irregularidade e o time continua com o direito de pedir a análise do árbitro na telinha. Se a reclamação estiver errada, o árbitro dá continuidade ao jogo validando o lance e o time que reclamou perde o direito de pedir verificação do lance novamente.
Não é algo tão complicado. A maioria dos campeonatos do mundo tem condições de ter uma TV disponível para análise do árbitro. E nos que não tem, paciência. Que coloquem este recurso disponível em todos os jogos de um campeonato que pode ter este recurso. E em grandes campeonatos como competições FIFA, campeonatos nacionais -- e em alguns, até mesmo em Série B --, é óbvio que essas condições existem.
Sei que a FIFA não pode resolver isso num estalo de dedos, mas começar a pensar nisso já é um bom passo.
Lances lamentáveis como o de Henry, que é só um exemplo, continuarão acontecendo se sempre depender de uma única visão (ou dupla, se contar a do auxiliar) num único momento.

Recompensa ao perseverante ou castigo ao desleal?

Como eu apostei, o Fluminense chegou à final da Copa Sul-Americana. Mas sinceramente, eu achei que seria mais fácil.
Não foi fácil.
O Fluminense não foi o mesmo dos últimos 11 jogos, mas o Cerro também não foi o mesmo do jogo de ida. Ou melhor, um jogador do time paraguaio foi: Barreto. Que goleiraço!
O tricolor carioca errava muitos passes e a boa e jovem defesa parecia confusa. Tanto que o time de Assunção abriu o placar.
Mas o Flu, mesmo sem a qualidade que vinha apresentando, foi perseverante como vem sendo. Com muita raça e vontade, o retrato do espírito tricolor no jogo, o zagueiro Gum empatou. Esse mesmo Gum que foi um dos que mais sofreram com a deslealdade do time paraguaio -- levou uma cotovelada intencional de Nanni.
O desespero do Cerro só fez o Flu carimbar a passagem para a final com mais um gol, dessa vez de Alan.
O time paraguaio, não satisfeito pelas pancadas não punidas pelo árbitro Carlos Chandia (pra ele, o que é uma falta?), arrumou mais uma confusão que envolveu o time brasileiro. De nada adiantou essa tal "catimba" de time paraguaio-argentino-uruguaio. Depois da ação da polícia, o péssimo árbitro chileno encerrou a partida.
Como eu disse, o Fluminense não jogou tão bem. Mas por tudo que vem fazendo, e pela raça que apresenta, mereceu vencer. Mas outro ponto deu a classificação ao tricolor: o Cerro Porteño mereceu perder. Não jogou futebol, deu porrada.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A bolinha vai ter que pesar pra África do Sul no sorteio de grupos da Copa

Se não derem um "jeitinho sul-africano" de colocar a seleção anfitriã da Copa do ano que vem num grupo bem fácil, os Bafana Bafana podem passar vexame. Isso porque o futebol do ex-time de Joel Santana e atual de Parreira não vem encantando, muito menos ameaçando os adversários -- e alguns fracos adversários, diga-se de passagem.
Depois da Copa das Confederações, a África do Sul conseguiu os seguintes resultados:

África do Sul 1x3 Sérvia
Alemanha 2x0 África do Sul
Irlanda 1x0 África do Sul
África do Sul 0x0 Japão
África do Sul 0x0 Jamaica

O próximo teste dos sul-africanos antes de sediar a Copa será contra o Chile, em março do ano que vem.
Se Carlos Alberto Parreira não conseguir fazer esse time da África do Sul melhorar cerca de 80% seu futebol até a Copa, acredito que os Bafana Bafana podem ter uma participação bem apagada em casa.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As principais diferenças entre os cariocas que lutam contra o rebaixamento


O Fluminense mostra garra na luta contra o rebaixamento. O Botafogo, não.

O Fluminense mostra qualidade do time nos últimos jogos. O Botafogo, não.

O Fluminense tem uma torcida que enche o estádio. O Botafogo, até pelas vergonhosas apresentações, não.

O Fluminense tem um bom elenco, apesar de ter demorado pra "descobrir" isso. O Botafogo, não.

Mais um dedo de prosa...

Botafogo: Influência em cima e embaixo. Se o tricolor paulista não vencer o Botafogo no Engenhão na próxima rodada, acho que o Flamengo coloca a mão na taça. Mas acho que o alvinegro não vai ameaçar o líder do campeonato, mesmo em casa.

Efeito Goiás. O Atlético Mineiro vai provando do mesmo veneno que o esmeraldino vem tomando há rodadas: de postulante ao título, à postulante a classificado para a Sul-America, apenas.

Aposta para quarta-feira: O Flu vai à final da Sul-Americana!


Outra aposta para quarta-feira: Grêmio e Palmeiras devem empatar no Olímpico. E se São Paulo e Flamengo vencerem no fim de semana, o Verdão dá adeus de vez a disputa pelo título do nacional.

Arbitragem brasileira. Cada vez mais podre.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Verdão vai amarelando; e show das arquibancadas da Libertadores terá que continuar na Série B

O Palmeiras para. Nos últimos 8 jogos, conquistou apenas 6 pontos de 24 disputados (25% de aproveitamento - fonte: GloboEsporte.com).
O alviverde não vence, e deixa o campeonato ainda mais eletrizante. Ou ainda mais favorável ao São Paulo, mas Flamengo e Atlético Mineiro também agradecem.
Uma grande dúvida paira nesta reta final: quem será tetra, Muricy ou São Paulo? Mas claro, relembro que existem outros times na disputa.

Já do outro lado deste 2x2 de ontem no Palestra Itália, o time que jogou a Libertadores 2009, se classificou na primeira colocação em seu grupo (que também tinha o Palmeiras, 2º), e só foi eliminado nas Oitavas pelo mesmo Palmeiras, mas só na decisão por pênaltis. E além do bom time que o clube pernambucano teve na Libertadores, outra coisa que chamou muita atenção foi a torcida. O show das arquibancadas durante o jogo. Empurrado pelo "Cazá, Cazá", o Leão da Ilha começou o ano bem. Mas termina num precipício: é rebaixado à Série B de 2010.
Abaixo, um vídeo para o Sport guardar na memória de 2009. Porque o final, foi lamentável.


A goleada que não aconteceu


Sim, o Fluminense merecia ter vencido por 3 ou 4 a zero. Sem exagero. O futebol apresentado pelo time carioca contra o Cerro Porteño no primeiro jogo da semifinal da Sul-Americana, foi muito superior ao do seu adversário.
Antes do jogo começar, Cuca disse que não iria se defender. Iria “jogar”. Que o Fluminense poderia sofrer perigo, mas também levaria perigo à defesa adversária. E aconteceu muito mais a segunda hipótese.
O tricolor avançava fácil pelas laterais adversárias, principalmente pela direita com Mariano. A armação de jogadas com Conca também foi um passeio, o que fazia a bola chegar facilmente ao ataque, composto por Fred e Maicon.
Com um tanto de competência e um pouco de sorte, o goleiro Barreto só foi buscar uma bola no fundo das redes. Mais uma vez colocada lá pelo artilheiro Fred, que tem 9 gols em 9 jogos, sem dúvidas um dos principais responsáveis pelo momento de ascensão pelo qual o Fluminense passa.
O time do Cerro não foi competente como o do Fluminense, mas também não foi apático. Atacou, trouxe certo perigo em certos momentos e o goleiro Rafael fez uma importante defesa com os pés. Os desarmes da defesa com Gum e Digão e as coberturas com Dalton também foram impecáveis.
Se o tricolor não cometer os erros que o Botafogo cometeu - o que eu acho que não deve acontecer mesmo -, passa fácil pelo time paraguaio em casa.
O time do Fluminense vem jogando muito bem, e faz por onde escapar do rebaixamento no Brasileirão e até mesmo conquistar a Sul-Americana.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Em busca da salvação

Além de mais um passo em busca da salvação, o jogo de ontem no Maracanã significou também um tropeço de um grande candidato ao título, o que fez feliz as torcidas de Flamengo e de São Paulo.
O domínio da partida e mais um gol da vitória marcado pelo artilheiro Fred, mostrou mais uma vez a garra tricolor contra o rebaixamento.
Diogo também foi crucial na marcação sobre o maestro adversário, Diego Souza.
E a anulação do gol de Obina foi inexplicável.

Fred é decisivo para a vitória mais uma vez.
Foto: GloboEsporte

O Flu fica agora na primeira posição da zona da degola, 5 pontos atrás do Botafogo, 16º com 41 pontos.
O Palmeiras mais uma vez tropeça, e com isso proporciona um dèjá-vu na cabeça de todos nós ao olharmos para a tabela: faltando poucas rodadas para o final, o São Paulo é líder. Peraí! 2008, 2007, 2006...

O 3-5-2 TRICOLOR QUE VEM DANDO RESULTADOS

Rafael; Gum, Dalton, Digão; Mariano, Diogo, Diguinho, Conca, Dieguinho; Maicon e Fred

domingo, 8 de novembro de 2009

Para se distanciar mais do bicho-papão

O Botafogo venceu o Coritiba no Engenhão e se distanciou mais um pouco da zona de rebaixamento. Agora empatado em pontos com o clube paranaense, o carioca ocupa o 16º lugar com 41 pontos, 5 a frente do Fluminense, primeiro time da zona da degola.
O alvinegro buscou a vitória no primeiro tempo, com boas subidas do habilidoso e agressivo Jóbson, que parece poder assumir a responsabilidade de ser o "novo Maicosuel" - mais pela habilidade e agressividade, ainda precisar aprimorar passe e finalização.
Renato não teve uma atuação brilhante, mas uma chance cara-a-cara com o goleiro Vanderlei bastou para abrir o placar. Daí pra frente, o Botafogo optou por defender. E optou errado.
A defesa botafoguense é fraca, e quando o time se retranca, acaba dando oportunidades ao adversário de chegar com perigo. E o erro do Botafogo no jogo foi recuar, apesar de não ter tomado gol. A melhor defesa do Botafogo no jogo sem dúvidas era o ataque, pois a defesa do Coritiba também tem fragilidades e não conseguia ameaçar muito no ataque quando o time da casa era ofensivo.
O Botafogo teve sorte por não ter sofrido gol em algumas chances do Coritiba com Ariel e Pedro Ken - e por 'sorte' pode-se entender 'Jefferson' em grande parte do tempo -, mas soube administrar o placar e até ampliou na segunda etapa. Num contra-ataque mortal puxado por Reinaldo e finalizado por Lúcio Flávio, o alvinegro carioca decretou a vitória em casa.

Vitória de postulante ao título

Mais do que nunca o Flamengo mostra que está na briga pelo título. Ser superior ao Atlético em pleno Mineirão, não é fácil.
O rubronegro não teve a maior posse na primeira etapa, mas foi mais competente. E surpreendente. Surpreendente? Petkovic fazer gol olímpico não é novidade, mas foi a primeira melhor oportunidade que o Flamengo teve, e o grande e experiente meia sérvio colocou a bola lá dentro.
A segunda surpresa foi o volante Maldonado chegar ao ataque para aumentar o placar.
O clube mineiro até tentou reagir com Diego Tardelli, que jogava bem desde o início indo buscar a bola e fazendo grandes jogadas. Mas diminuir não adiantou. O Flamengo continuava sendo o mais eficiente quando podia, e tinha mais qualidade.

Fierro, que substituiu Petkovic na segunda etapa, mostrou que também pode ser importante como seu titular. Cruzou para Adriano que, de cabeça, não desperdiça.

Derrotar um adversário direto pelo título dessa maneira, é um recado de quem diz "também quero a taça!"
E Andrade continua provando com seu eficiente 4-2-2-1-1 (ou 4-4-1-1 - Bruno; Léo Moura, Ronaldo Angelim, Álvaro, Juan; Aírton, Maldonado, Willians, Petkovic; Zé Roberto; Adriano) que a escolha da diretoria de matê-lo como treinador, foi a mais correta.
O Flamengo já é o 3º colocado e está a 2 pontos do novo líder, São Paulo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Premiados pela garra e competência


O Fluminense venceu seu oitavo jogo seguido. Dessa vez, rumo à semi-final da segunda competição de clubes mais importante da América do Sul.
O tricolor carioca, assim como o Botafogo ontem, perdeu vários gols. Mas ao contrário deste, jogava fora de casa e dominava a partida. O time da Universidad do Chile - que, diga-se de passagem, mais sabia arrumar confusão do que jogar futebol - mal teve oportunidades.
O ataque com Maicon e Fred mais uma vez mostrou uma senhora competência ao levar perigo para o adversário o jogo inteiro, mas principalmente quando veio a premiação de toda a garra tricolor, apesar de salários atrasados e de toda a pressão psicológica pela qual passa o clube: o gol de Fred saiu de um cruzamento de Maicon, após passar pelo pé do maestro do time, Conca.
Tentando corrigir todos os erros cometidos até agora, esse time do Fluminense mostra que tem respeito e defende a camisa com unhas e dentes. Digno de aplausos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais uma vergonha internacional do Botafogo

O time é pífio. A incompetência que vem marcando as esdrúxulas participações internacionais do Botafogo nos últimos anos, se repete hoje.
O principal motivo dos gols do Cerro Porteño, pra variar, foi a defesa do alvinegro carioca. Juninho, definitivamente, não é zagueiro. É sim, às vezes, um cobrador de faltas. E só. Alessandro é um jogador que eu critico não é de hoje. Mais uma vez, foi mais um ponto negativo da equipe. Gabriel e Diego também não acrescentam. E quando Leandro Guerreiro não joga, a cabeça-de-área também fica deplorável. Nos 2 primeiros gols do Cerro, onde os volantes deveriam voltar imediatamente para compor a defesa, o time paraguaio teve bastante tempo pra pensar.
Mas não foi só da defesa a culpa hoje. O ataque foi o presente de natal antecipado dos defensores adversários. André Lima e Renato perderam vários, vários gols.
No terceiro gol do Cerro, os jogadores já pareciam desinteressados.
Nada deu certo hoje pro Botafogo. Incompetência é a palavra.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Recuperação ou canto do cisne?

6 jogos sem perder no Brasileirão. Essa é, provavelmente, a melhor fase do Fluminense no Campeonato Brasileiro. O problema é que ela pode ter se iniciado um pouco tarde.
O Fluminense ainda tem falhas, principalmente na defesa, mas melhorou muito o aproveitamento ofensivo, especialmente com a qualidade das exibições de Maicon e com o oportunismo de Fred. E foi assim que surpreendeu o Cruzeiro ontem, em pleno Mineirão: 3x2, de virada.
Fred - 2 gols ontem contra seu ex-clube

O tricolor carioca ainda tem difíceis jogos pela frente. O mais difícil, provavelmente o da próxima rodada, contra o Palmeiras (em casa), que briga pelo título cabeça-a-cabeça com o São Paulo.
6 pontos o separam de sair da zona de rebaixamento - sem contar com outros possíveis resultados de adversários na briga contra a Série B.
15 pontos ainda em disputa no Campeonato.

O Fluminense continuará jogando como nas últimas 6 partidas e escapará da Série B?
É a recuperação tricolor ou apenas o canto do cisne?