sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem poderia ser contratado para o lugar de Muricy?

Como noticiado hoje neste blog poucos instantes após a informação ser oficializada, Muricy foi demitido do cargo de treinador do São Paulo

Junto com a notícia, perguntei quem a direção do São Paulo poderia ter em vista e quais seriam a altura do tricolor.

Vamos dar uma olhada no mercado e também opino sobre cada um que pensei (lembrando que essas são minhas pesquisas, e não nomes citados pela direção do São Paulo ou algo parecido):

Abel Braga: conhecido treinador brasileiro, Abelão se mostrou muito competente quando conquistou a Libertadores da América (diante do São Paulo) e o Mundial de Clubes da FIFA (contra o Barcelona de, na época, Ronaldinho Gaúcho). Atualmente, Abel Braga está no Al-Jazira dos Emirados Árabes e conquistou a última Premier League do país. OPINIÃO: Acho o Abel Braga um ótimo treinador, mas não sei se seria fácil tirá-lo do "endinheirado" clube asiático.


Silas: Paulo Silas do Prado Pereira, ou só Silas, como é mais conhecido, o ex-meia e ex-São Paulo é atualmente treinador do Avaí. Ficou conhecido pela bela campanha que fez ano passado no clube catarinense que o trouxe para a Série A. Porém, a campanha na primeira divisão não anda boa: é o lanterna do campeonato, com 4 empates, 2 derrotas e nenhuma vitória. OPINIÃO: Fez uma boa campanha no Avaí, foi jogador do São Paulo, mas sinceramente tenho minhas desconfianças. Se a direção são-paulina está a fim de arriscar, pode ser uma boa. Se não, é melhor trazer alguém com um currículo de treinador mais extenso.

Nelsinho Baptista: lembrado pelo André Henning no twitter, Nelsinho já foi treinador do São Paulo e conquistou o Campeonato Paulista de de 1998 pelo tricolor. Outros importantes títulos da carreira de Nelsinho são: Campeonato Brasileiro de 1990 e Campeonato Paulista de 1997 (ambos pelo Corinthians) e Copa do Brasil de 2009 (pelo Sport). OPINIÃO: Nelsinho Baptista até que tem um bom currículo, é experiente, mas é um treinador polêmico. Saiu do Sport brigado com um jogador e com a direção e lembro de problemas parecidos com o Santos em 2005. Já se mostrou ser bom treinador, mas ao mesmo tempo já se mostrou não ser tão confiável assim em algumas ocasiões.



Oswaldo de Oliveira: nome que sempre surge como "solução" nos clubes brasileiros, sua boa fase na carreira foi com o Corinthians em 2000, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes da FIFA. Fez boa campanha com o Vasco em 2000 (mas saiu antes da final da Copa João Havelange). Já treinou o São Paulo em 2002, quando o time tinha Kaká e Ricardinho, mas acabou eliminado pelo Santos no Brasileirão (naquela época, o campeonato ainda não era de pontos corridos). Ele também já comando Cruzeiro e Fluminense. Atualmente está no Kashima Antlers (Japão), e já conquistou o Campeonato Japonês e a Copa Imperator por la. OPINIÃO: Mais um bom treinador, acho que vale a pena, mas está empregado num grande clube do Japão. Acho que seria difícil tirá-lo.
Geninho: Já conquistou o Campeonato Brasileiro em 2001 (pelo Atlético-PR) e o Paulista de 2003 (pelo Corinthians). Após conquistar o Campeonato Paranaense este ano pelo Atlético-PR, começou mal o Brasileirão e foi demitido. OPINIÃO: Geninho está sem clube, é uma das opções livres de mercado, mas não sei se é um treinador a altura do São Paulo. Apesar de já ter conquistado o Campeonato Brasileiro, não é um treinador que eu confio muito.


Cuca: Alexi Stival já passou pelo São Paulo, em 2004. Chegou a semi-final da Libertadores daquele ano mas foi eliminado pelo Once Caldas. Logo após, foi demitido. Viveu boa fase no Botafogo de 2006 a 2008, apesar de não ter conquistado nenhum título de expressão (somente as conquistas do 1º turno do Carioca de 2007 e 2008). Cuca, enfim, conquistou um título considerável este ano: o Campeonato Carioca, pelo Flamengo. Chegou até a semi-final da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Inter. Depois disso, o Flamengo caiu muito de produção no Campeonato Brasileiro e Cuca está ameaçado. OPINIÃO: Bom e jovem treinador, Cuca sempre faz um bom trabalho nas equipes que comanda e faz as mesmas jogarem bem. Pelo menos foi assim até agora. Talvez o que não faça-o chamar muito atenção da direção são-paulina é ele ter conquistado apenas 1 título considerável em toda sua carreira.

O que você acha? Algum desses deveria ser escolhido para treinar o São Paulo? Algum outro que eu não coloquei na lista deveria estar entre os candidatos? OPINE.

Texto e pesquisa: Vinícius Franco

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

tem uns bem lixo ai ne ow; Geninho é ridiculo