terça-feira, 30 de junho de 2009

Problemas no ataque?


Nos últimos 6 jogos, o Vasco empatou as 6 vezes em que entrou em campo.

Nos últimos 6 jogos, o Vasco só marcou 1 gol (Carlos Alberto, contra o Figueirense, dia 27/06).

Dessas 6 partidas, 5 foram pela Série B do Campeonato Brasileiro. A outra, pela Copa do Brasil (contra o Corinthians, 1x1 no Pacaembu, quando foi eliminado).

Veja os placares:

03/06 Corinthians 0 x 0 Vasco - Copa do Brasil  
06/06 Vasco 0 x 0 São Caetano - Série B  
13/06 Guarani 0 x 0 Vasco - Série B  
19/06 Vasco 0 x 0 Duque de Caxias - Série B  
27/06 Figueirense 1 x 1 Vasco - Série B 
30/06 Vasco 0 x 0 Bragantino - Série B

Retirado de: UOL Esporte

Aloísio só poderá estrear em agosto. Enquanto isso, o ataque do Vasco segue com Carlos Alberto e Robinho, e com opções como Alan Kardec, Élton, Edgar e Rodrigo Pimpão.

Já foram disputadas 9 rodadas. O Vasco fez 8 gols e sofreu 4.

Até a 3ª rodada, tudo ia bem pro Vasco: 3 jogos, 3 vitórias e 8 gols marcados. As coisas começaram a desandar da 4ª rodada, quando perdeu pro Paraná por 3x1. Depois disso, eu já disse o que começou a acontecer.

Os artilheiros do time na Série B por enquanto são: Edgar e Ramon, ambos com 2 gols. Edgar é atacante, Ramon é lateral-esquerdo.

O problema do ataque do Vasco vai persistir até Aloísio estrear?

Texto: Vinícius Franco

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Onde o Botafogo vai parar?


O Botafogo está muito mal no Brasileirão. É o lanterna da competição.

Não sei se o problema deve ser atribuido ao treinador, acho que não.

O fato é que um problema que já vinha persistindo no Botafogo nos últimos anos, se repete: a fragilidade da defesa.

A lateral-esquerda é incerta, mas ainda acho que o jovem Gabriel é a melhor opção. Na lateral-direita, Alessandro não apoia bem o ataque e pouco anda fazendo na defesa. Os zagueiros centrais são lentos. Juninho e Émerson não ajudam muito.

O meio, que era bom com Maicosuel, só piorou com Lúcio Flávio. Ficou mais lento e perdeu a qualidade do "último passe".

O ataque ficou fraco sem Reinaldo.

Victor Simões não é o atacante para jogar sozinho. E não é essa função que ele vem desempenhando taticamente mesmo, mas tendo como parceiros Jean Coral e Diego, ele praticamente tem que jogar sozinho. Laio vem se mostrando o melhor para a posição, mas ainda não é o suficiente.

O elenco do Botafogo é fraco. A filosofia de economisar da diretoria vem prejudicando o time, apesar de ser necessária pela situação econômica do clube.

Contratações são inadiáveis.

sábado, 27 de junho de 2009

Quebra de hierarquia?


Depois de Muricy, mais um grande treinador de um grande clube brasileiro caiu. Luxemburgo não é mais técnico do Palmeiras.

Ele falou sobre isso em seu twitter e em seu blog.

Segundo ele, a diretoria o demitiu alegando que o treinador teria quebrado a hierarquia do clube por ter declarado falta de respeito a ele e a equipe por parte de Keirrison, que havia faltado treino ontem e não deu nenhuma satisfação ao treinador. Luxemburgo havia dito também que, enquanto ele fosse treinador do Palmeiras, ali o jovem atacante não jogaria mais.

Quebra de hierarquia? Um atleta falta um treino e não da satisfações ao treinador, e a diretoria dá razão a isso? Bem, Keirrison disse que foi um acordo com a diretoria ele ter faltado ao treino. Mas essa desculpa para a demissão de "Luxa" foi muito esfarrapada.

Sabemos que uma certa parte da torcida já havia tido conflitos com o treinador e que havia insatisfação tanto da diretoria, como dos torcedores, por causa da eliminação da Libertadores frente ao Nacional-URU.

Seria outro motivo Muricy estar livre no mercado?

Saberemos essa resposta nos próximos dias (ou horas)...

Texto: Vinícius Franco

terça-feira, 23 de junho de 2009

As faces bonitinhas da África - e em breve do Brasil também


A Copa das Confederações está sendo disputada na África e a Copa do Mundo no ano que vem também será, como todos vocês sabem.

Nas transmissões dos jogos de lá, sempre são mostradas paisagens do país, garotos jogando futebol felizes nas ruas e a felicidade das pessoas em ver tantos estrangeiros dando atenção para eles - principalmente os jornalistas.

É fácil mostrar o quanto existem coisas bonitas. É sempre assim, como também foi no Pan do Rio em 2007. Houve muita coisa errada, mas uma certa - e poderosa - parte da mídia resolve mostrar só o lado bonito, e que se danem as imagens que podem nos mostrar o quanto temos que aprender, como o que acontece na África do Sul: todo o histórico de racismo, o Apartheid, a pobreza...

Isso as vezes aparece. As vezes.

Mas temos que ver também o quanto de capital está passando por cima de todas aquelas pessoas que muitas vezes não tem um teto decente para morar.

Isso aconteceu no Pan 2007 no Rio, que deixou vários elefantes brancos e várias máscaras por sobre os erros do governo.

Isso também acontecerá na Copa de 2014 no Brasil, acredite. É difícil ver uma grande emissora mostrar tudo de errado que acontece. Prefiro não dar nomes a esses bois, mas prefiro dar nomes a quem mostra que jornalismo esportivo não serve só pra mostrar tudo de belo e luxuoso que acontece no esporte, mas que o esporte também é uma questão de cidadania e que tudo que se passa é sim da nossa conta - como ocorre na ESPN Brasil.

Vamos curtir todo o futebol e toda aquela festa que acontece na África, assim como acontecerá no Brasil. Só não podemos é fechar nossos olhos preferindo não nos preocupar.

Que existe muita coisa errada, existe.

domingo, 21 de junho de 2009

3x0, sem dificuldades

Foi um passeio.

Não foi o tempo todo um futebol tão vistoso, mas foi bom.

O Brasil jogou um bom futebol, eficiente. A seleção italiana também não jogou mal, mas não jogou o suficiente para segurar a eficiência brasileira.

Admito, critiquei muito as primeiras convocações e os primeiros jogos dessa seleção comandada pelo Dunga. O time não tinha forma, jogava mal, errava muito. Isso não acontece com tanta frequencia mais.

Não é um futebol cheio de dribles e graça. Mas é muito eficiente.

Análises individuais:

Começando pela defesa: Com um ótimo goleiro, os perigos são afastados quando a defesa joga bem como jogou hoje.

A defesa se mostrou sólida, apesar de ter dado sustos contra o Egito. Lúcio e Juan (substituido pelo Luisão) cortaram tudo. Por cima, por baixo... quando a bola chegava, era afastada e com eficiência e também com elegância - principalmente por parte do Lúcio.

Maicon jogou bem, mais uma vez, e parece que é o titular de Dunga na lateral-direita. Justo. Mas não foi brilhante como contra os Estados Unidos.

Na outra lateral - a esquerda -, André Santos não jogou mal quando a bola chegava nele. Chegava pouco porque ele buscava pouco, parecia com medo de jogar e se escondia no meio atrás da marcação. As jogadas que surgiam pela esquerda, eram criadas por - acredite - Lúcio (!).

Na cabeça da área, consistência e boa saída de bola principalmente no primeiro tempo. Gilberto Silva foi bem, mas no segundo tempo relaxou um pouco. Assim como Felipe Mello, que mais uma vez mostra que tem muita competência na saída de bola, o que o garante na seleção, mas no segundo tempo também relaxou um pouco e a Itália conseguia finalizar de fora da área. Por sorte, nada que tenha assustado muito. (Kléberson e Josué entraram no lugar de Felipe Mello e G. Silva, respectivamente, mas entraram já no final).

Ramíres começou muito bem, tanto que colocou uma bola na trave de Buffon. Da metade do primeiro tempo e no segundo tempo, sumiu um pouco. Mas mostrou qualidade na armação. Junto com ele, Kaká, que dispensa comentários dando o toque de maior classe nesse meio-de-campo.

No ataque, Luís Fabiano, sempre oportunista e competente, fez 2. Cada vez mais carimbando seu passaporte para a Copa ano que vem.

Robinho foi muito improdutivo, apesar de ter causado o terceiro gol do Brasil (contra, de Dossena). Tentava muitos dribles, errando muito. Muitos passes errados também.

Dunga finalmente vai mostrando que esse time tem forma e que pode jogar bem numa possível - e provável - final contra a Espanha. O goleiro é ótimo, a defesa é sólida, as laterais defendem e atacam bem (apesar de que ainda não gosto dessas opções na lateral-esquerda), a cabeça-de-area marca e sai bem a bola, a armação está muito boa e o ataque muito competente (apesar das apagadas atuações de Robinho, que poderia dar lugar a Nilmar ou Pato).

A Itália volta pra casa, eliminada no saldo de gols pelos - acredite de novo - Estados Unidos, que também venceu o Egito hoje por - sim, acredite mais uma vez - 3x0.

Parece que vai ser fácil - até demais - contra a África do Sul na semi-final. Essa que se classificou vencendo apenas uma partida (contra o Iraque) e passou por causa do saldo de gols. Bafana Bafana joga um futebol fraco, com nenhum brilho de seus jogadores.

A Espanha pegará os Estados Unidos, que só complicou a vida do Egito, mesmo surpreendentemente. Também aposto na Fúria como finalista.

Texto:  Vinícius Franco

sábado, 20 de junho de 2009

Alguém havia pensado nele?


Nem Nelsinho Baptista, nem Cuca, nem Geninho... não. Nenhum dos que eu havia pensado foi escolhido. O novo treinador do São Paulo é Ricardo Gomes.

Ricardo Gomes foi zagueiro como jogador, e como treinador já treinou o Bordeaux (onde conquistou a Copa da Liga Francesa em 2007), Monaco (terminou em 11º na última temporada do Campeonato Francês) e já treinou times brasileiros como Fluminense e Flamengo. Já comandou também a seleção brasileira olímpica, mas como não havia conseguido nem classificar o Brasil para as Olimpíadas de Atenas, foi demitido.

Ricardo Gomes tem sim uma certa experiência, mas o que será que ele conseguirá com esse time do São Paulo? Pode ser uma boa opção, mas é esperar pra ver. Sinceramente, não o conheço o suficiente para opinar sobre.

O que você acha? Comente.

Texto e pesquisa: Vinícius Franco/ESPN Brasil

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem poderia ser contratado para o lugar de Muricy?

Como noticiado hoje neste blog poucos instantes após a informação ser oficializada, Muricy foi demitido do cargo de treinador do São Paulo

Junto com a notícia, perguntei quem a direção do São Paulo poderia ter em vista e quais seriam a altura do tricolor.

Vamos dar uma olhada no mercado e também opino sobre cada um que pensei (lembrando que essas são minhas pesquisas, e não nomes citados pela direção do São Paulo ou algo parecido):

Abel Braga: conhecido treinador brasileiro, Abelão se mostrou muito competente quando conquistou a Libertadores da América (diante do São Paulo) e o Mundial de Clubes da FIFA (contra o Barcelona de, na época, Ronaldinho Gaúcho). Atualmente, Abel Braga está no Al-Jazira dos Emirados Árabes e conquistou a última Premier League do país. OPINIÃO: Acho o Abel Braga um ótimo treinador, mas não sei se seria fácil tirá-lo do "endinheirado" clube asiático.


Silas: Paulo Silas do Prado Pereira, ou só Silas, como é mais conhecido, o ex-meia e ex-São Paulo é atualmente treinador do Avaí. Ficou conhecido pela bela campanha que fez ano passado no clube catarinense que o trouxe para a Série A. Porém, a campanha na primeira divisão não anda boa: é o lanterna do campeonato, com 4 empates, 2 derrotas e nenhuma vitória. OPINIÃO: Fez uma boa campanha no Avaí, foi jogador do São Paulo, mas sinceramente tenho minhas desconfianças. Se a direção são-paulina está a fim de arriscar, pode ser uma boa. Se não, é melhor trazer alguém com um currículo de treinador mais extenso.

Nelsinho Baptista: lembrado pelo André Henning no twitter, Nelsinho já foi treinador do São Paulo e conquistou o Campeonato Paulista de de 1998 pelo tricolor. Outros importantes títulos da carreira de Nelsinho são: Campeonato Brasileiro de 1990 e Campeonato Paulista de 1997 (ambos pelo Corinthians) e Copa do Brasil de 2009 (pelo Sport). OPINIÃO: Nelsinho Baptista até que tem um bom currículo, é experiente, mas é um treinador polêmico. Saiu do Sport brigado com um jogador e com a direção e lembro de problemas parecidos com o Santos em 2005. Já se mostrou ser bom treinador, mas ao mesmo tempo já se mostrou não ser tão confiável assim em algumas ocasiões.



Oswaldo de Oliveira: nome que sempre surge como "solução" nos clubes brasileiros, sua boa fase na carreira foi com o Corinthians em 2000, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes da FIFA. Fez boa campanha com o Vasco em 2000 (mas saiu antes da final da Copa João Havelange). Já treinou o São Paulo em 2002, quando o time tinha Kaká e Ricardinho, mas acabou eliminado pelo Santos no Brasileirão (naquela época, o campeonato ainda não era de pontos corridos). Ele também já comando Cruzeiro e Fluminense. Atualmente está no Kashima Antlers (Japão), e já conquistou o Campeonato Japonês e a Copa Imperator por la. OPINIÃO: Mais um bom treinador, acho que vale a pena, mas está empregado num grande clube do Japão. Acho que seria difícil tirá-lo.
Geninho: Já conquistou o Campeonato Brasileiro em 2001 (pelo Atlético-PR) e o Paulista de 2003 (pelo Corinthians). Após conquistar o Campeonato Paranaense este ano pelo Atlético-PR, começou mal o Brasileirão e foi demitido. OPINIÃO: Geninho está sem clube, é uma das opções livres de mercado, mas não sei se é um treinador a altura do São Paulo. Apesar de já ter conquistado o Campeonato Brasileiro, não é um treinador que eu confio muito.


Cuca: Alexi Stival já passou pelo São Paulo, em 2004. Chegou a semi-final da Libertadores daquele ano mas foi eliminado pelo Once Caldas. Logo após, foi demitido. Viveu boa fase no Botafogo de 2006 a 2008, apesar de não ter conquistado nenhum título de expressão (somente as conquistas do 1º turno do Carioca de 2007 e 2008). Cuca, enfim, conquistou um título considerável este ano: o Campeonato Carioca, pelo Flamengo. Chegou até a semi-final da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Inter. Depois disso, o Flamengo caiu muito de produção no Campeonato Brasileiro e Cuca está ameaçado. OPINIÃO: Bom e jovem treinador, Cuca sempre faz um bom trabalho nas equipes que comanda e faz as mesmas jogarem bem. Pelo menos foi assim até agora. Talvez o que não faça-o chamar muito atenção da direção são-paulina é ele ter conquistado apenas 1 título considerável em toda sua carreira.

O que você acha? Algum desses deveria ser escolhido para treinar o São Paulo? Algum outro que eu não coloquei na lista deveria estar entre os candidatos? OPINE.

Texto e pesquisa: Vinícius Franco

Direção do São Paulo não tem a mesma paciência dos últimos dois anos e Muricy é demitido


Segundo o SporTV e o site GloboEsporte.com, Muricy Ramalho não é mais treinador do São Paulo após conversa com Juvenal Juvêncio.

O treinador já havia dado entrevistas hoje falando sobre a possibilidade de sair depois que parte da torcida pediu a demissão do treinador após a eliminação da Libertadores diante do Cruzeiro.

Muricy foi o treinador do São Paulo na conquista do tri campeonato brasileiro recente (2006, 2007 e 2008). 

Mesmo nos dois últimos anos o Tricolor não ter ido bem no primeiro semestre como acontece novamente esse ano, a diretoria teve paciência e no final obteve bons resultados. Dessa vez, a paciência acabou após a eliminação do principal torneio continental de clubes.

E a pergunta que fica é: Será que a direção do São Paulo já tem outro treinador em vista? Se já, quem seria esse para substituir Muricy a altura?

Texto: Vinícius Franco

Cruzeiro joga no vacilo de Muricy - e se dá bem


Já era esperado que o Cruzeiro jogasse no contra-ataque, após vencer o primeiro jogo em casa por 2x1 e agora estar diante de uma grande equipe, sendo que, uma vitória adversária pelo placar mínimo, tiraria o time mineiro da Libertadores.

A postura esperada do São Paulo então, seria ofensiva. Mas não foi bem por aí.

Muricy começou o jogo com 3 zagueiros, 2 volantes e apenas 1 jogador armando jogadas pelo meio. E o tricolor paulista não ia bem.

O Cruzeiro jogou fechado, mas com qualidade na saída de bola pela esquerda com Gérson Magrão e pela direita com Wágner. Foi um time que marcou muito bem e colocava a bola no chão quando a tinha.

E o São Paulo persistia em errar. Errou mais ainda na persistência de Muricy ao deixar Eduardo Costa em campo, não só pelo esquema tático, mas por ver que o jogador, já com um cartão amarelo, continuava 'batendo' muito. No que deu? Eduardo Costa expulso e uma possível redenção no esquema tático de Muricy para o segundo tempo, ia pelos ares.

Na segunda etapa, Muricy ainda colocou Dagoberto (tirando Washington), André Lima (tirando Zé Luis) e Hernanes (no lugar de Júnior César). Mas de nada adiantou.

Com um homem a mais, o Cruzeiro continuava superior na marcação e nos contra-ataques. O time celeste já mostrava que estava perto de abrir o placar, e não deu outra. Foi de fora da área, um golaço de Henrique.

O São Paulo se desorganizava cada vez mais, se precipitando a cada ataque. O Cruzeiro mostrava que faria o segundo. Eu ainda disse no meu Twitter...

Não deu outra. Aos 36', André Dias meteu a mão na bola que o garoto Bernando provavelmente colocaria no ângulo. Expulso o zagueiro são-paulino, bola na marca do pênalti e Kléber a coloca no fundo das redes.

Tudo acabado na competição para o tricolor paulista. Muita batalha pela frente para o celeste mineiro (que enfrentará o Grêmio na semi-final).

Muricy já fala em possibilidades de sair. Uma parte da torcida pediu. O treinador diz que se o mandarem embora, ele não ficará aborrecido.

Texto: Vinícius Franco 

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Maicon coloca mais uma dúvida na cabeça de Dunga?


Hoje, o Brasil venceu os Estados Unidos por 3x0 numa partida válida pela 2ª rodada do Grupo B da Copa das Confederações.

Maicon, que estava voltando de lesão, foi escalado no lugar de Daniel Alves. Talvez uma mudança simplesmente para poupar Daniel Alves para o jogo contra a Itália (domingo, 15:30). Talvez também uma mudança para tirar - ou ganhar - mais dúvidas sobre quem pode ser o titular da lateral-direita.

Maicon jogou bem, apoiando o ataque com muita velocidade, força e colocação, como de costume, e também voltando para marcar. Qualidades que Daniel Alves já vinha demonstrando também - substituindo talvez força por alguma habilidade.

O primeiro gol da seleção brasileira saiu de um cruzamento de Maicon a partir de uma cobrança de falta. O terceiro gol saiu dos pés do próprio Maicon.

Para quem reclamava (como eu) que o Brasil estava carente de laterais, até mesmo na direita, talvez agora discuta para saber quem é melhor para jogar a maior parte do tempo: Daniel Alves ou Maicon?

Falta arrumar uma boa disputa dessas agora para a lateral-esquerda... alguém por favor faz o Dunga lembrar do Marcelo novamente e também querer testar o Fábio Aurélio?

Texto: Vinícius Franco

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo e prévias do dia (17/06)

Copa das Confederações:

Espanha vence o fechado Iraque, leia mais AQUI.

Para salvação do professor Joel, a África do Sul jogou bem, venceu a Nova Zelândia por 2x0 e o placar só não foi mais elástico porque Mashego não sabe fugir de posição irregular. Destaque para Park, que fez os dois gols; Pienaar, o maestro do time; e Mashego, que apesar de não ter feito gol e ter vivido em impedimento, jogou com muita vontade e deu movimentação ao ataque.

Copa do Brasil:

Inter mais manco que o Corinthians: hoje será disputado o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2009, no Pacaembu. O Inter está mais desfalcado que o alvinegro paulista para essa partida, já que não poderá contar esta noite com Nilmar e Kléber (seleção), D'Alessandro (lesionado) e Bolívar (suspenso). O único desfalque do 'coringão' será o lateral-esquerdo André Santos (seleção).
Os substituitos devem ser: INTER - Danilo Silva (lateral-direito), Marcelo Cordeiro (lateral-esquerdo), Andrezinho (meio) e Alecsandro (ataque).
CORINTHIANS - Provavelmente Marcelo Oliveira (lateral-esquerdo) para o lugar de André Santos.

Libertadores da América:

Em situação complicada, Palmeiras vai até o Montevidéu enfrentar o Nacional. No primeiro jogo, o time uruguaio arrancou um empate em 1x1 no Palestra. O Nacional tem uma baixa: o volante Alvaro Fernández com a gripe que assombra o Nacional - mas que não é a suína.
A provável escalação do Palmeiras é: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel; Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians (Souza) e Keirrison.

O Grêmio joga em casa na mesma situação que o Nacional jogará contra o Palmeiras. O time gaúcho arrancou um empate em 1x1 contra o Caracas-VEN no primeiro jogo.
O único desfalque no tricolor é o goleiro Victor (seleção).

O time jogará com tática nova na Libertadores. Paulo Autuori colocará a equipe para jogar no 4-4-2, assim como fez contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro.
A provavel escalação é: Marcelo Grohe; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López.

Eliminatórias para a Copa 2010:

Mais uma seleção classificada: pelas eliminatórias asiáticas, a Coréia do Norte empatou por 0x0 com a Arábia Saudita fora de casa e já não pode mais ser ultrapassada. A mesma Arábia Saudita enfrentará na repescagem o Bahrein, que venceu hoje o Uzbequistão por 1x0. Quem vencer nessa repescagem, enfrentará a Nova Zelândia para decidir quem vai pra África do Sul em 2010.

Texto: Vinícius Franco

Iraque tenta, mas não consegue segurar a "Fúria"


Pela segunda rodada do Grupo A da Copa das Confederações, Espanha e Iraque disputaram em Bloemfontein aquela que poderia ser outra grande goleada espanhola. Poderia.

Mas no primeiro tempo inteiro, mesmo a Espanha mantendo o estilo de bons toques de bola no meio-campo até tentar um ataque surpreendente, como fez contra a Nova Zelândia, talvez não fosse tão esperado que o Iraque fizesse um esquema defensivo tão sólido.

A Espanha se concentrava em tentar atacar pelo meio, mas era exatamente onde o Iraque tinha maior poder defensivo.

A equipe asiática jogava com uma linha de 5 defensores, mais 3 volantes no meio-de-campo, o que dificultou muito os ataques espanhóis no primeiro tempo. E quando a Espanha conseguiu passar, o goleiro Kassid fez grande defesa.

O Iraque voltou para a segunda etapa com a mesma proposta: defender e segurar a Fúria. Mas a Espanha resolveu atacar mais pelas laterais. Principalmente pela esquerda. Mesmo lado que fez nascer o gol espanhol.

Aos 9' minutos, Capdevilla cruzou bem no meio da área, encontrando David Villa, sozinho entre dois zagueiros - uma das poucas falhas iraquianas na partida - que subiu bem, cabeceou no canto, sem chances para o jovem goleiro iraquiano.

Daí pra frente o jogo ficou um pouco mais aberto, o Iraque tentava atacar, mas a defesa espanhola também atuava bem nas poucas vezes que era exigida.

A Espanha vence mais uma, chega a 6 pontos e mantém a liderança do Grupo B. Não jogou com tanto brilhantismo como jogou contra a Nova Zelândia, mas o time do Iraque também dificultou muito a atuação espanhola com um forte esquema defensivo e mostrando ser uma boa equipe, ao contrário do que mostrou contra a África do Sul na abertura da Copa.

Destaques individuais da partida: Kassid, goleiro iraquiano, que se mostrou ser muito seguro, com um ótimo reflexo e colocação; Capdevilla, com mais uma assistência, se mostra um ótimo lateral-esquerdo;

Ás 15:30, a África do Sul enfrenta a Nova Zelândia. Acompanhe no #Sports

Texto: Vinícius Franco

Foto: Fifa.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

Resumo do segundo dia da Copa das Confederações

Fiquei sem internet ontem, por isso não falei aqui sobre o segundo dia da Copa das Confederações. Mas farei um breve resumo agora...



Brasil 4x3 Egito - no primeiro tempo, a seleção brasileira se mostrou superior, foi pro intervalo com 3x1 no placar mas ainda assim mostrou falhas na defesa, principalmente no gol do Egito.

No segundo tempo, os erros se afloraram: o Egito fez dois gols em 1 minuto e a coisa ficou apertada pro Brasil.

O jogo ficou mais equilibrado, com a posse de bola bastante alternada.

Aos 45' do segundo tempo, o zagueiro Mohamady do Egito tira uma bola com o braço em cima da linha. Mesmo "não vendo", o árbitro marcou pênalti. Certeza de como ele "teve certeza", ainda não existe.

Kaká cobra o pênalti, converte e salva o Brasil de maiores críticas.

Venceu, mas essa atuação mostrou que, quando o Júlio César não faz milagre, a defesa do Brasil é muito falha.

Destaco positivamente Kaká, que armou bem e fez dois gols, um deles muito bonito (o primeiro); Daniel Alves, que defendeu e atacou muito bem, fazendo tudo que um bom lateral brasileiro precisa.

Destaco negativamente: Robinho, que só tenta dribles e erra muito durante a partida não trazendo produtividade nenhuma como já vem acontecendo há 3 jogos; Kléber, que dispensa comentários: é um mal lateral, pelo menos para a seleção; Pato, que entrou no segundo tempo, queria chutar todas e errou todas; e a defesa brasileira no geral, que foi lenta.

Estados Unidos 1x3 Itália - No primeiro tempo, a Itália mostrou um futebol pouco convincente, não ameaçando. Quandos os EUA chegaram ao ataque, sofreu um pênalti que Donovan cobrou e converteu. Os EUA foram para o intervalo vencendo.

No segundo tempo, a história mudou: a Itália se movimentava mais e o meio-de-campo tinha mais qualidade, jogando de forma imponente. Tanto que virou e convenceu: Rossi fez um golaço de fora da área, De Rossi fez o mesmo e Rossi de novo fez um belo gol pra fechar o placar: 3x1

A Itália jogou como uma grande seleção que é só no segundo tempo, marcando e atacando muito bem. Destaque para Rossi, que nasceu nos EUA mas é naturalizado italiano, e fez uma grande partida.

Amanhã tem mais Copa das Confederações, pelo Grupo B:

Espanha x Iraque, às 11h (horário de Brasília);

África do Sul x Nova Zelândia, às 15:30 (horário de Brasília).

Acompanhe tudo no site do #Sports e/ou no webchat do canal.

Texto: Vinícius Franco - Canal #Sports (http://www.canalsports.com.br)

Fotos: GloboEsporte.com

domingo, 14 de junho de 2009

Agora sim, começou a Copa das Confederações!


Acho que havia me enganado. África do Sul e Iraque não foi a partida de abertura da Copa das Confederações, já que essa é uma competição de futebol, e só vi futebol agora na partida entre Nova Zelândia e Espanha. Pelo menos por parte da Espanha.

Dominando desde o primeiro segundo de jogo, a Espanha impôs toda sua superioridade e atropelou a Nova Zelândia. Com 3 gols de Torres em 11 minutos, já estava na cara que a "Fúria" golearia a Nova Zelândia. Não deu outra.

Com um futebol super organizado e correto, a Espanha foi tocando e jogando muito bem e fez um fácil 5x0 sobre a fraca seleção neozelandesa.

Mas sejamos justos, a seleção da Nova Zelândia é fraca, mas joga um futebol bem mais correto que África do Sul e o Iraque. Mas não impôs qualquer dificuldade para a seleção espanhola.

Com um hat-trick de Torres, um gol de Fabregas e um de David Villa após uma falha bisonha do zagueiro Boyens, a Espanha passou por cima da Nova Zelândia.

Com isso, a Espanha já começa no grupo B na 1º colocação com 3 pontos e saldo de gols positivo de 5.

E lá vem a Fúria!

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

Um zero a zero com cara de zero a zero


Hoje, África do Sul e Iraque abriram a Copa das Confederações 2009. Copa das Confederações que é como uma "prévia" para a Copa do Mundo. Só espero que a Copa não seja como foi essa partida...

Com um nível técnico baixíssimo, poucas chances criadas e pouca ofensividade, a primeira partida da Copa das Confederações foi fraca.

Muitos erros de passes, lançamentos muito errados e a única coisa que se destacava era a torcida com suas cornetas e buzinas. E nem tão postivamente assim, já que aturar aquilo o jogo inteiro foi um pouco chato. Mas já vou me conformando em ter que aturar isso a Copa inteira...

O jogo foi marcado mesmo por ser o primeiro 0x0 na histórias dos jogos de estréia da Copa das Confederações.

Vamos esperar um futebol melhor de Nova Zelândia e Espanha, hoje, as 15:30 (horário de Brasília), com cobertura completa do Canal #Sports.

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Esse poço não tem fundo?


Ao contrário de clubes como Chelsea e Manchester City, não é de hoje que o Real Madrid mostra ser um clube milionário e com alto cacife para grandes contratações. Não é a toa que ja montou times a ponto de serem chamados de "galácticos".

Mais uma demonstração desse poder foi a contratação do meia Kaká por 65 milhões de euros, como noticiado neste blog.

E agora o Real mostrou mais uma vez que esse poço de dinheiro parece não ter fundo.

O clube merengue está tentando a contratação do português Cristiano Ronaldo por nada menos que 96 MILHÕES DE EUROS.

O Manchester United já aceitou a proposta e Cristiano Ronaldo já demonstrou interesse em se transferir.

Como provavelmente o negócio será concretizado, esse será o maior valor pago por um jogador na história do futebol, a frente até mesmo dos 71 milhões de euros que o mesmo Real Madrid pagou por Zidane em 2001.

Esse poço milionário não tem fundo? E qual será a próxima estrondosa contratação? Eu não duvido de mais nada.

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Afinal, quem pode cair antes da Copa: Dunga ou Maradona?

Muito criticado por algumas atuações nada encantadoras da Seleção Brasileira, o técnico Dunga muitas vezes foi bastante criticado pela torcida. Muitos torcendo para ele cair o mais rápido possível. Mas a seleção anda vencendo. Joga mal certas vezes, mas pelo menos vence. O que parece ser suficiente para Ricardo Teixeira (presidente da CBF).

Já pelo lado argentino, Maradona assumiu a seleção argentina em outubro de 2008. Estreou nas Eliminatórias para a Copa de 2010 como treinador em Março desse ano. Nesse período nas Eliminatórias, a Seleção Argentina disputou 4 jogos, ganhou 2 vezes e perdeu 2 vezes.

Dentre essas derrotas, uma humilhante: Bolívia 6x1 Argentina (em 1º de abril desse ano, e apesar de ser 1º de abril, não foi uma mentira!).

A última, hoje: Equador 2x0 Argentina.

A Argentina não vem só perdendo como não anda encantando. Maradona tem poucos jogos no comando da Argentina, é verdade. Mas se a Argentina andar nesses passos, pode se complicar: atualmente ela está na 4ª colocação, 2 pontos atrás do Equador que está na zona de repescagem (5ª colocação).


Será que a Federação Argentina vai querer correr o risco na Copa?

E quem pode cair antes da Copa: Dunga, Maradona, nenhum dos dois ou os dois? Dê sua opinião nos comentários.

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fora a grana, vai valer a pena?


Hoje foi oficializada a contratação do brasileiro Kaká pelo Real Madrid. O clube merengue contratou o ex-melhor do mundo por € 65 milhões (cerca de R$ 180 milhões). Esta é a segunda contratação mais cara da história do futebol - depois de Zidane em 2001 para o mesmo Real Madrid, por cerca de €70 milhões (cerca de R$200 milhões).

Mas no final da temporada passada, o Milan também havia recebido uma proposta tentadora por Kaká: o mais recente milionário da Inglaterra, o Manchester City, ofereceu 100 milhões de libras (cerca de R$ 335 milhões) pelo craque. Proposta aceita, o clube inglês foi discutir a contraração com o brasileiro. Sem sucesso.

Kaká alegou que queria "envelhecer no Milan, e futuramente se tornar capitão da equipe milanesa".

Berlusconi (presidente do Milan) disse que "Kaká não pensa apenas no dinheiro, que para Kaká o dinheiro não é tudo".

E isso, na época, teve um fundo de realidade. Kaká poderia receber milhões por ano no City, mas o time não era nem um pouco competitivo.

Agora, com outra proposta milionária, a história foi diferente. Kaká aceitou se transferir para o Real, mas ainda alegando que "não foi pela questão econômica".

Nisso podemos acreditar. O Real Madrid costuma ter um time muito mais competitivo e mais forte que o Manchester City, que havia tentado contratá-lo. E tem mais possibilidades de criar um time mais forte que o Milan, pelo menos no papel.

Mas no papel o Real já montou várias grandes equipes, chegando a ser chamado de "galáticos". Mas de nada adiantava.

Tanto dinheiro, tantos grandes jogadores, e raros títulos. Sem tantos grandes investimento quanto o rival, o Barcelona tem sido superior, tanto na Espanha quanto na Europa.

O Kaká pode ter mesmo ido pelo Real pela grandeza do clube, acreditando que os merengues podem formar uma grande equipe para a próxima temporada. Mas o Real vai mesmo montar uma equipe para conquistar títulos, ou vai ser aquela equipe "galática" mas sem tanto brilhantismo dentro dos gramados como era há umas temporadas atrás? É esperar pra ver...

Boa sorte, Kaká.

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

domingo, 7 de junho de 2009

As crônicas do "clássico dos erros"

Hoje, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Botafogo jogaram no Maracanã o 'Clássico Vovô'. 

E esse clássico tem esse apelido por ser o mais antigo do Brasil. Mas será que antigamente, esse clássico era marcado por tantos erros como hoje?

Desde o início do jogo, Botafogo e Fluminense erravam demais. Tanto ofensivamente quanto defensivamente. Não marcavam, pois ambos os times erravam em cima do erro adversário. Tropeço atrás de tropeço.

No primeiro tempo, o Botafogo teve mais chances de abrir o placar, pela avenida que havia do lado direito de defesa do Tricolor. Mas a falta de qualidade ofensiva do alvinegro carioca não permitiu que o placar se modificasse.

No segundo tempo, com algumas alterações, o tricolor carioca tentou criar mais chances. Tentou. Não conseguia pois a bola não chegava com qualidade no ataque, e quando chegou, num cruzamento vindo da direita, Fred errou a bola.

O mesmo continuava acontecendo com o Botafogo, apesar do esforço em repetidas tentativas de Eduardo. Em vão. Um jogador só não pode jogar sozinho pelo time inteiro. E se o Botafogo tivesse um armador, um carregador de piano? Bem, na teoria tem. Só na teoria. Lúcio Flávio errou todos os lances possíveis, tornando as tentativas botafoguenses ainda mais frustradas.

Ainda pelo lado alvinegro, Victor Simões tentava ser individualista, como de costume. E como de costume, não dava certo. Não dava certo também quando ele tentava passar a bola, pois ele errava nos passes.

As coisas pareciam melhorar para o Fluminense quando Leandro Amaral entrou no lugar de Thiago Neves, que também não conseguia fazer boas jogadas, errando muito.

O atacante que não jogava há muito tempo mostrou vontade chutando bem de fora da área, o que fez Renan trabalhar. Era uma amostra de que Leandro Amaral ainda iria fazer uma boa jogada. Talvez não era esperado que ele fizesse "a" jogada.

Aos 43' do segundo tempo, Leandro Amaral lança na medida para Fred, que em posição legal, deu um balão em Renan e tocou de cabeça - quase tendo a bola tirada por Emerson - para o fundo das redes. 

O Botafogo ainda tentou empatar, mas quando a bola chegou a Victor Simões no ataque, o mesmo erro do jogo inteiro persistiu no ataque alvinegro: a falta de qualidade para armar e finalizar a jogada.

O Fluminense sobe para a 7ª colocação, com 8 pontos. O Botafogo permanece na zona de rebaixamento, na 18ª colocação com 3 pontos em 15 disputados.

FLUMINENSE 1x0 BOTAFOGO

Fluminense: Ricardo Berna, Diogo, Edcarlos, Cássio e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho, Conca e Carlos Eduardo (Maurício) (Fabinho); Thiago Neves (Leandro Amaral) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Botafogo: Renan; Emerson, Juninho e Eduardo; Alessandro (Júnior), Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio e Thiaguinho (Léo Silva); Tony (Laio) e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Vinícius Franco - Canal #Sports (www.canalsports.com.br)

sábado, 6 de junho de 2009

Primeiras seleções classificadas para a Copa 2010

Como todos sabem, o país-sede da Copa é automaticamente classificado para a mesma. Portanto, a África do Sul tem presença garantida.

1 - Outra nação que garantiu hoje a presença na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul foi o Japão, vencendo fora de casa o Uzbequistão por 1x0. 

A seleção da "terra do sol nascente" chegou a 14 pontos em 6 jogos em seu grupo (grupo 1) e garantiu presença no próximo mundial. .

2 - Outra seleção do mesmo grupo que se classificou foi a Austrália, que jogou contra o Catar fora de casa e fez o que precisava para garantir a passagem para o Mundial: empatou, em 0x0. Assim como o Japão, a Austrália chegou a 14 pontos em seu grupo e já não pode mais ser ultrapassada pelo 3º colocado, o Bahrein. 

3 - No lado europeu das eliminatórias, a Holanda também garantiu presença na Copa do Mundo após vencer a Islândia por 2x1 fora de casa. Com a vitória, a 'laranja mecânica' fica com 100% de aproveitamento nas eliminatórias e 18 pontos em seu grupo (9), 11 a mais que a 2º colocada, a Escócia.

4 - E outra do lado asiático: pelo Grupo 2, a Coréia do Sul venceu os Emirados Árabes Unidos por 2x0 e não pode mais ficar fora da Copa. Com a vitória, a Coréia do Sul ficou na liderança com 14 pontos, três a mais que a "irmã" do Norte.

Acompanhe todos os jogos de hoje das Eliminatórias EM TEMPO REAL no #Sports.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Argentina sediará a Copa América de 2011

A decisão do país-sede da Copa América de 2011 foi tomada hoje numa reunião extraordinária realizada nas Bahamas pela Conmebol.

As cidades que receberão as partidas, segundo o site oficial da federação argentina, serão: Córdoba, Jujuy, La Plata, Salta e Santa Fé.

Outra informação interessante sobre isso é que, além dos países filiados a Conmebol, Japão e México receberão convites para participarem da competição.

A última vez que a Argentina sediou a Copa América foi em 1987, quando o Uruguai foi o campeão.

Adaptado de: Trivela

México e Japão, disputando uma competição de seleções da América do Sul? Não concordo com esse tipo de coisa, mas nas competições da Conmebol, acontece frequentemente - vide Libertadores da América.