A Copa das Confederações está sendo disputada na África e a Copa do Mundo no ano que vem também será, como todos vocês sabem.
Nas transmissões dos jogos de lá, sempre são mostradas paisagens do país, garotos jogando futebol felizes nas ruas e a felicidade das pessoas em ver tantos estrangeiros dando atenção para eles - principalmente os jornalistas.
É fácil mostrar o quanto existem coisas bonitas. É sempre assim, como também foi no Pan do Rio em 2007. Houve muita coisa errada, mas uma certa - e poderosa - parte da mídia resolve mostrar só o lado bonito, e que se danem as imagens que podem nos mostrar o quanto temos que aprender, como o que acontece na África do Sul: todo o histórico de racismo, o Apartheid, a pobreza...
Isso as vezes aparece. As vezes.
Mas temos que ver também o quanto de capital está passando por cima de todas aquelas pessoas que muitas vezes não tem um teto decente para morar.
Isso aconteceu no Pan 2007 no Rio, que deixou vários elefantes brancos e várias máscaras por sobre os erros do governo.
Isso também acontecerá na Copa de 2014 no Brasil, acredite. É difícil ver uma grande emissora mostrar tudo de errado que acontece. Prefiro não dar nomes a esses bois, mas prefiro dar nomes a quem mostra que jornalismo esportivo não serve só pra mostrar tudo de belo e luxuoso que acontece no esporte, mas que o esporte também é uma questão de cidadania e que tudo que se passa é sim da nossa conta - como ocorre na ESPN Brasil.
Vamos curtir todo o futebol e toda aquela festa que acontece na África, assim como acontecerá no Brasil. Só não podemos é fechar nossos olhos preferindo não nos preocupar.
Que existe muita coisa errada, existe.
Um comentário:
copa na África do Sul vai conseguir ser pior do q no Brasil hein ow
Postar um comentário