Essa é minha opinião. E explicarei.
Os campeonatos estaduais no Brasil ocupam grande parte do calendário do futebol nacional. O Carioca, por exemplo, tem 4 meses de duração. O Paulista, quase 5.
Um calendário tão longo em campeonatos com grandes clubes (carioca, paulista, mineiro, gaúcho, etc) prejudica os times que disputam torneios maiores no âmbito nacional e internacional. E com o Campeonato Brasileiro, ainda "força" o calendário da competição a ser apertado, às vezes tendo que realizar jogos em datas FIFA, quando jogadores dos clubes daqui podem estar servindo a Seleção.
Tanto tempo gasto com estaduais também prejudica a preparação do time para o resto da temporada. Gastam-se mais de 4 meses para grandes clubes disputarem muitas vezes partidas contra times pífios, que não servem direito nem como preparação para as grandes competições. Muito menos sendo tão desgastantes como são.
Não sou a favor da extinção dos estaduais. Sou a favor da reforma. E como seria essa reforma? Uma compactação desses campeonatos.
Não vejo sentido no Campeonato Carioca ser disputado com 16 clubes e o Paulista com 20. Nesse meio entram clubes de expressão insignificante, que, por não terem nada a perder no resto da temporada, acabam prejudicando os grandes do futebol nacional.
Acho que o Cariocão poderia ser reduzido para 8 times e o Paulistão para 10 (utilizando esses 2 só como exemplo). Menos jogos, uma competição onde somente times de bom nível disputariam e ao mesmo tempo sem querer beneficiar só os grandes -- dessa forma, os "pequenos" não seriam excluídos.
Aí sim serviria de preparação para torneios maiores, o nível da competição seria melhor, o campeonato seria menos cansativo por ser mais curto e ao mesmo tempo seria mantida a tradição de ter um campeão do estado.
E além do mais, sobraria mais tempo para os clubes terem uma pré-temporada decente -- já que parar em dezembro e voltar em janeiro, sinceramente, não considero que haja uma pré-temporada nesse meio tempo -- e poderia haver amistosos internacionais, mais lucrativos, mais produtivos e mais interessantes do que um time da Série A nacional jogar contra um time da Série D.
8 comentários:
deviam fazer umas fases eliminatórias pra sobrarem uns 4 ou 5 pra se juntar aos "grandes" e disputar o titulo estadual hein ow... os times tem muito pouco tempo pra se preparar pra temporada inteira... e o brasileiro podia ter mais uma divisao bem inchada pra nao deixas os times parados, fazendo grupos regionalizados, como tem na Europa...
Essa ideia de mais uma divisão nacional é interessante também...
Clubes de alguns estados ficam meses sem jogar. Acabam bastante prejudicados.
Mas a criação da Série D já deu mais uma ajuda nisso e ainda por cima deu uma organizada melhor na Série C...
Mas a criação da Série D não proporcionou a atividade de mais times ao long do ano, pelo contrário... Antes era 20+20+64 = 104, agora são 20+20+20+40 = 100
Ajudou a dar força à Série C, mas não mantém mais times em funcionamento no 2º semestre...
Hum... é verdade...
então muitos clubes espalhados pelo país, principalmente em estados que o futebol não é profissionalmente forte nem expressivo, continuam sem jogar boa parte do ano ne
Lamentável!
Concordo totalmente, é necessária uma modificação urgente nos estaduais, até porque estão sendo campeonatos "abandonados" pelos maiores clubes, visto que, alguns deles, dão prioridade à Libertadores ou outros campeonatos paralelos.
Os estaduais importantes aonde tem os times grandes, estes deveriam entrar só nas quartas de finais ou semifinais, reduzindo assim para 6 datas ou 4, começaria o brasileirão antes e este na minha opinião tambem deveria ser reduzido de 20 times para 16, tendo assim 30 rodadas, com tanto tempo sobrando poderíamos ter duas copas, uma do Brasil e outra da Liga, ai quem disputa a libertadores não disputaria a primeira e quem disputa a sulamericana não disputaria a segunda e teriamos mata-mata nos dois semestres.
É uma boa ideia, Chad. Mas a minha maior preocupação com a duração dos estaduais, é uma pré-temporada para os times. Principalmente para amistosos internacionais e descanso para os jogadores.
Acho que fica inviável ter 2 copas no Brasil com os campeonatos estaduais. Mas já que algumas pessoas "choram" tanto por mata-mata no Brasileirão (pra ter um final de ano "emocionante"), essa poderia ser uma saída.
Mas ainda penso que, a principal saída pro ajuste das competições no calendário, é adotar o estilo europeu.
Chad
!gê
Postar um comentário